Banho do bebê: saiba como torná-lo mais seguro

Quando nasce uma criança, surge com ela um novo universo para os pais, cheio de dúvidas e incertezas. O banho do bebê é uma das atividades que geram insegurança aos responsáveis, visto que diversas medidas precisam ser adotadas para torná-lo seguro.

A lembrança do primeiro banho fica guardada para sempre na memória dos pais, que muitas vezes não sabem nem por onde começar. É preciso estar muito atento para que tudo dê certo e a saúde do recém-nascido seja preservada.

Sabemos que você deve estar aí cheio de dúvidas, mas tenha calma! Criamos este post recheado de dicas para ajudar a tornar esse momento o mais seguro e especial possível. Acompanhe e descubra todos os cuidados básicos que devem ser seguidos no banho dos pequenos.

Reúna todos os itens que serão necessários para o Banho do Bebê

A primeira regra para o banho do bebê ser seguro é não deixa-lo desassistido, em hipótese alguma. Por isso, separar tudo o que será preciso para esse momento é importante para o sucesso da tarefa, principalmente para aquelas pessoas que estarão sozinhas com a criança.

Muitos pais arriscam e deixam o bebê sozinho por alguns segundos, contudo, inúmeros acidentes podem acontecer, e o principal deles é ele escorregar dentro da banheira. Para evitar sustos, veja os itens que você deve ter à mão:

  • separe sempre duas toalhas, para caso de imprevistos. Prefira aquelas com capuz, pois são mais confortáveis e mantêm os pequenos aquecidos.

  • pegue os itens de higiene, como xampu, sabonete e hidratantes;

  • deixe ao lado da banheira todos os itens necessários para colocar a fralda após o banho;

  • escolha previamente a roupa que o bebê vai usar;

  • mantenha o telefone ao alcance da mão, caso seja necessário.

Ajuste a temperatura da água

A temperatura é um dos fatores determinantes para o sucesso de um bom banho. Se a água estiver muito quente ou muito fria, com certeza, a criança se sentirá desconfortável.

A pele dos bebês é mais sensível do que a dos adultos, por isso, se os pais usarem sua própria mão para medir a temperatura da água, aquela que for considerada ideal por eles, com certeza, estará muito quente para os pequenos.

A melhor maneira de medir a temperatura antes do banho do bebê é utilizando partes mais sensíveis do corpo, como o antebraço ou o cotovelo. Para esses locais, a água deve estar morna.

Outra maneira mais segura é utilizar um termômetro. Nesse caso, a temperatura deve se manter entre 36° e 38° graus. O teste do toque deve ser realizado, para maior segurança da criança.

Importante: Jamais complete a banheira com água quente, caso a criança já esteja dentro. Essa ação pode provocar queimaduras nela, pois a água quente e a gelada podem demorar a se misturar.

Encha a banheira na altura correta

A altura da água da banheira precisa ser levada em conta. Quando os bebês estão deitados, normalmente até os seis meses, a água deve cobrir todo o corpo deles, alcançando os seus ombros. Caso ela fique abaixo dos ombros, pode acontecer de a criança sentir frio.

Quando ele conseguir ficar sentado, a altura da água do banho do bebê nunca deve ultrapassar a cintura dele.

Escolha os tipos de xampu e sabonete corretos

Produtos de higiene devem ser utilizados com cautela, para evitar que a pele fique ressecada ou tenha alguma reação alérgica.

Recém-nascidos, quando não estiverem aparentemente sujos, podem tranquilamente tomar banho apenas com água. Até os seis meses, quanto menos química entrar em contato com o bebê, melhor. Por isso, utilize o sabonete neutro tanto para lavar o corpo como o couro cabeludo.

Depois dos seis meses, já se pode adicionar o xampu à rotina de higiene durante o banho do bebê. Contudo, é indispensável que ele seja de tipo neutro e de uma linha desenvolvida especialmente para bebês.

Evite também produtos de higiene que tenham um cheiro forte, mesmo que seja bom. O odor pode irritar a criança e provocar reações alérgicas.

Seque o bebê com cuidado

Depois do banho do bebê, é a hora de seca-lo. Caso ele seja muito novinho ainda, envolva-o em uma toalha macia e utilize um pano para secar cuidadosamente todas as partes do corpo. Toalhas com capuz são uma boa opção para manter os pequenos quentinhos.

É importante verificar as dobras, para não as deixar úmidas, evitando, assim, as tão temidas assaduras. Não se esqueça das orelhas e de enxaguar entre os dedos.

Veja algumas dicas extras para o banho do bebê

  • Posicione a banheira em um local que não exija que você se abaixe, para preservar a sua coluna;

  • considere, nos primeiros meses, dar o banho no quarto, pois isso pode facilitar muito;

  • em bebês recém-nascidos, a banheira pode ser substituída por um balde, para que eles fiquem acomodados de uma maneira mais confortável.

  • o couro cabeludo costuma acumular bastante sujeira, por isso, lave-o primeiro. Se deixá-lo por último, a sujeira passará pelo corpo já limpo do bebê;

  • em épocas frias, procure dar o banho nas horas mais quentes do dia;

  • se a criança for muito agitada, o banho antes de dormir pode auxiliar a acalmá-la e ajudar nesse momento;

  • tornar a hora do banho divertida pode facilitar a coisas. Permita que seu filho brinque durante o banho, mas selecione brinquedos seguros;

  • a região genital é uma das principais portas de entrada de doenças nas crianças. Dê atenção especial à higiene nessas partes do corpo;

  • se os pais estiverem inseguros, não há nada de errado em pedir ajuda nos primeiros banhos.

A hora do banho deve ser um momento em família. Procure realizar essa tarefa em horários tranquilos, para que o bebê possa se sentir relaxado e feliz. Apesar de parecer complicado e despertar medo nos pais, aos poucos, o banho passa a ser algo normal.

Com o tempo, os pais e os bebês vão descobrindo e solucionando juntos todos os medos e dúvidas. Por isso, o importante é ir com calma, observando todas as reações da criança e procurando sempre ajustar para que tudo ocorra com segurança.

Agora que você aprendeu como o banho do bebê pode ser seguro e tranquilo, que tal deixar um comentário no post e compartilhar como tem sido esse momento entre vocês? Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para perguntar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"