Segurança: como escolher os brinquedos para colocar no berço?

Capazes de contribuir para a decoração do quarto e até mesmo estimular e desenvolver o cérebro da criança, os brinquedos para colocar no berço devem ser escolhidos com cautela, já que existem muitas opções feitas com materiais perigosos e que podem oferecer riscos ao bebê.

Sabemos que o momento de decorar o quarto do recém-chegado (ou recém-chegada) é sempre muito especial. Por isso, explicamos neste post como escolher as melhores opções de brinquedos para deixar no berço da criança garantindo a sua segurança e, claro, a sua diversão. Confira:

Entenda a importância de dar atenção à decoração do quarto do bebê

Pode parecer algo simples e até mesmo inofensivo, mas a decoração do quarto do bebê merece muita atenção.

Primeiramente porque deve ser um lugar muito aconchegante e quentinho, já que o recém-nascido precisa estar bem protegido ao chegar da maternidade. Além disso, o espaço precisa também estimular a criatividade e os movimentos da criança, pois essa é a fase ideal para desenvolver os 5 sentidos.

Por isso, é muito comum que mamães e papais queiram encher o quarto do novo morador com muitos móveis e brinquedos. Entretanto, é preciso ter cuidado em cada uma dessas escolhas, já que muitas delas podem não ser apropriadas para o quarto de um recém-nascido.

A decoração, nesse caso, também precisa de atenção. O espaço deve ser relaxante e, claro, não oferecer riscos à criança. Então, nada de depositar qualquer brinquedo no ambiente. A seguir, vamos te ajudar a escolher as melhores opções:

Conheça os benefícios dos brinquedos para colocar no berço

Na fase de bebê, a criança aprende a descobrir o seu próprio corpo. Com isso, começa a brincar com as suas mãozinhas, com os seus pezinhos e com os sinais que passam a emitir.

Assim que eles começam a segurar objetos, é hora de aproveitar o momento para incentivá-los a desenvolver a percepção visual, rítmica e auditiva. Por isso, os brinquedos para colocar no berço têm grandes benefícios. Veja:

Companhia para dormir

Ao completar 1 ano de idade, o bebê é mais agitado e, por isso, apresenta dificuldades de dormir. Os brinquedos para colocar no berço atuam como objetos que estarão lá para confortar o pequeno caso ele acorde no meio da madrugada. Muitas vezes, esse brinquedo se torna até mesmo um bichinho de estimação. Podem ser bichinhos de pelúcia e plush.

Contribuem para a capacidade motora e cognitiva

Os brinquedos para colocar no berço devem ser sempre coloridos e chamativos, já que eles têm uma ligação direta com o desenvolvimento da criança. Além disso, a presença de figuras no quarto infantil contribui para a sua capacidade motora e cognitiva.

Um exemplo disso é o chocalho fixado no berço. Ele atua como um forte estímulo para bebês de 5 a 12 meses.

Desenvolvem a audição e a autoestima

Os brinquedos sonoros são ideais para despertar a atenção das crianças. Eles têm o objetivo de desenvolver a percepção auditiva e, com o som do objeto, elas tentam reproduzir os ruídos.

Quando os brinquedos ficam dispostos no alto, por exemplo, a criança tenta pegá-los e, quando alcança, trabalha também a autoestima, pois exercita a percepção ao tocar na peça e percebe que é capaz de movimentar o objeto.

Aperfeiçoam a noção de espaço

Quanto mais coloridos e brilhantes são os brinquedos, mais eles despertam a atenção dos bebês. A partir dos 5 meses, por exemplo, a visão dos pequenos já está desenvolvida e, por isso, os brinquedos são essenciais para aperfeiçoar também a noção de espaço.

Exercitam a imaginação

O tempo que o bebê passa sozinho no quarto também é um momento que pode ser de aprendizado. Os brinquedos para colocar no berço, nesse caso, estimulam a imaginação, principalmente aqueles que lembram desenhos animados.

Veja quais são os brinquedos que podem colocar o bebê em risco

Muitos brinquedos parecem inofensivos e, muitas vezes, são oferecidos à criança. Mas é preciso ter muito cuidado, já que muitos deles acabam colocando a saúde e a segurança dos pequenos em risco. Veja quais são os brinquedos perigosos para as crianças:

Brinquedos sonoros ilegais

Os sonoros que não têm a qualidade do Inmetro são prejudiciais. Quando as crianças são expostas a altos níveis de barulho continuamente, elas podem ter a audição comprometida, o que pode atrasar todo o seu desenvolvimento na área da fala e até mesmo no desempenho escolar.

Brinquedos com laser

Além da audição, muitos brinquedos podem prejudicar também a visão das crianças. As canetas e bonequinhos que acendem uma luz laser, por exemplo, são provas do perigo que simples objetos podem oferecer grandes riscos.

A maior parte desses brinquedos que emitem luz está fora do padrão recomendado de segurança. Então, quanto mais tempo o bebê fica exposto a essa luz, mais grave é a lesão nos olhos.

Brinquedos pontiagudos

É fato que qualquer objeto pontiagudo deve ficar longe do alcance de bebês e de crianças. No entanto, muitos brinquedos escondem perigos grandes. Ursos que se mexem sozinhos, por exemplo, contêm peças que, quando expostas, podem perfurar os olhos ou qualquer outra parte do corpo da criança. Por isso, fique atento à origem de cada brinquedo oferecido aos pequenos.

Escolha os brinquedos para colocar no berço de acordo com a faixa etária da criança

Bebês de 0 a 3 meses

Como o recém-nascido ainda está descobrindo o mundo fora do útero, o ideal é que os brinquedos sejam com cores contrastantes e, caso sejam sonoros, tenham sons suaves. Um bom exemplo é o móbile de berço.

Bebês de 4 a 6 meses

Nessa fase, os pequenos já começam a investigar objetos e já brincam com as mãos. Por isso, o mais recomendado são os brinquedos coloridos e confeccionados com materiais diferentes para estimular os seus sentidos. Chocalhos e brinquedos sonoros são excelentes para estimular a audição e a coordenação motora.

Bebês de 7 a 9 meses

Agora que os bebês estão maiores, as brincadeiras precisam ser mais interativas, já que é nessa fase que eles aprendem a engatinhar e a sentar. Os brinquedos que se movimentam sozinhos são perfeitos. Eles estimulam o bebê a se deslocar para interagir, como carrinhos e bloquinhos de empilhar.

Bebês de 10 meses a 1 ano

Como nessa faixa etária os movimentos das crianças já estão mais controlados e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo é maior, os brinquedos ideais são os de encaixar peças e aqueles que imitam objetos de adultos, como telefone, volante e bola de futebol.

Escolher o brinquedo para colocar no berço do bebê é fundamental para garantir a segurança e o desenvolvimento dele. Por isso, prefira sempre opções que são de acordo com a faixa etária de cada um.

Agora que você já conhece os principais benefícios que os brinquedos podem trazer, assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas em 1ª mão!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"