Como tornar a Amamentação mais Confortável

A maternidade é o sonho da maioria das mulheres, mas quando ele se concretiza, as mamães de primeira viagem costumam ficar muito inseguras, principalmente em relação à amamentação, as pessoas dizem que dói, que o leite vaza e dão inúmeras dicas para que você tenha uma amamentação confortável e produza bastante leite, mas como tornar a amamentação mais confortável?

Nessas horas, o que uma mãe pode fazer, além de tentar sanar todas as suas dúvidas, é contar com um bom kit amamentação, que tenha produtos que ajudem no conforto, tanto da mãe quanto do filho, e tornem esse momento tão importante em algo também prazeroso.

Se você não sabe como tornar a amamentação mais confortável, e o que deve usar para melhorar essa fase da vida junto do seu bebê, separamos três itens para serem incluídos em seu kit amamentação.

Confira a seguir! 

1. Almofada de amamentação

Suas amigas, mãe e tias podem até dizer que é frescura, uma coisa totalmente desnecessária, e que elas amamentaram satisfatoriamente sem nenhum suporte. Mas saiba que a almofada de amamentação pode melhorar (e muito!) o seu conforto e o do bebê. 

Essa almofada é feita em material macio, em formato de “C” ou “V”, ajudando as mães a posicionarem os bebês de forma confortável na hora da amamentação. Ela é mais espessa do que as almofadas comuns, e há diversos modelos e estilos disponíveis.

Com o uso da almofada, o bebê fica na posição ideal e segura para mamar e a mãe não fica inclinada, posição que pode causar dores nas costas, nos braços, nos ombros e no pescoço. 

Como usar a almofada para tornar a amamentação mais confortável?

Apesar do nome, a almofada de amamentação pode ser usada pela mãe também durante a gestação. Gestantes costumam sentir muitas dores nas costas, e, nos últimos meses de gravidez, a mulher não consegue dormir em qualquer posição confortavelmente.

A melhor posição para adormecer nesse período é a de lado. Nessa posição, você pode encaixar a almofada entre as pernas, deixando a sua barriga apoiada nela. Dessa forma, o seu abdômen fica descansado e os seus quadris e coxas, relaxados, dando apoio vertebral e te deixando mais confortável.

Na hora de colocar o bebê para mamar, a primeira coisa que você deve fazer é escolher a forma como vai se sentar, pois a maneira de usar a almofada dependerá da forma como você vai se acomodar.

Mas, independentemente da forma e da posição escolhidas, é importante que você se preocupe com a sua segurança e a de seu bebê.

Como apoiar o bebê na almofada para amamentá-lo?

Para tornar a amamentação mais fácil com o auxílio da almofada, siga os seguintes passos:

  • posicione a almofada no colo, no braço ou no lado em que você vai colocar o bebê para mamar;
  • pegue o bebê e ponha os pezinhos dele por baixo de seu braço, em direção às costas, e deixe a barriguinha da criança virada para você;
  • acomode o bebê na almofada. Ela dará uma boa ajuda no suporte do pequeno em seu colo;
  • tome cuidado para não posicionar o bebê de forma errada, pois uma má posição poderá causar refluxo gástrico ou dificuldade para o seu filho engolir.

2. Fralda de boca

Mais um item que não pode faltar em seu kit amamentação é a fralda de boca. Ela têm tamanho menor do que o das fraldas usadas no dia a dia da criança.

Alguns modelos são feitos do mesmo tecido que o das de pano comum, outros são de algodão e outros, atoalhados.

Como usar a fralda de boca?

Durante a amamentação, é comum que o leite escorra, principalmente entre as mulheres que produzem muito leite. Nesses casos, a fralda de boca pode ser colocada embaixo do pescoço do bebê, impedindo que mãe e filho se sujem.

É comum também que o bebê cuspa o leite ou vomite depois de mamar. Nessas horas, estar sempre com a fralda de boca à mão ajuda na limpeza da mãe e do bebê.

Você pode estar pensando que a fralda de boca é simplória e desnecessária, mas não é. Além disso, seu bebê merece ser bem cuidado. E mais uma boa vantagem: a fralda de boca tem um custo baixo.

3. Poltrona de amamentação

No seu kit amamentação também não pode faltar a poltrona. Como o próprio nome diz, a poltrona de amamentação é um móvel essencial para o quarto do bebê e tem que ser muito confortável.

Ela tem esse nome, porque foi feita para as mamães amamentarem os seus pequenos com bastante aconchego e conforto.

As poltronas podem ser de couro, com ou sem acolchoamento, reclináveis, fixas, com giro ou balanço. E para que você tenha conforto na hora da amamentação, é importante escolher um móvel de acordo com a sua altura. A poltrona não pode ser baixa ou alta demais, pois, caso assim for, não proporcionará o devido bem-estar.

Como usar a poltrona de amamentação?

Assim como no caso da almofada do kit amamentação, há algumas dicas para você seguir com a poltrona. Confira:

  • sente-se na poltrona e apoie os cotovelos, observando se estão confortáveis. A mãe não deve fazer nenhum esforço na hora de amamentar o bebê quando estiver usando a poltrona;
  • encoste o bumbum atrás da poltrona e os joelhos, no limite do assento, mantendo os pés no chão. Se seus pés não tocarem o piso, use um pufe para posicioná-los;
  • apoie seu pescoço no encosto, pois, se seu bebê mamar por muito tempo, você poderá se sentir cansada. Ficar com o pescoço apoiado vai te deixar mais relaxada enquanto alimenta seu bebê;
  • não se esqueça de usar a almofada de amamentação.

A amamentação é o momento de maior vínculo afetivo entre mãe e filho. Depois do parto, é a fase mais importante na vida da mãe, pois ela se sente próxima de seu filho quando o alimenta.

Assim, é muito importante que ambos tenham conforto para que essa relação seja prazerosa, especialmente porque há mães que, sem saber sobre os cuidados necessários, acham que a amamentação é uma tortura.

Portanto, esqueça-se dos conselhos de pessoas que dizem que os itens do kit amamentação são desnecessários e que você vai jogar dinheiro fora se comprá-los.

Você, inclusive, poderá personalizar o seu kit adicionando outros elementos que considere importantes. Mas saiba que esses três que apresentamos hoje já garantem bastante conforto e melhoram sua experiência na hora de amamentar o seu bebê.

Agora que você já conhece alguns itens para seu kit de amamentação, leia mais sobre a importância de amamentar seu filho!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"