9 dicas para escolher a bolsa de maternidade ideal

Quem está fazendo ou vai começar a fazer o enxoval do bebê vive um grande dilema: viver intensamente esse momento mágico sem extrapolar nos gastos. Para fazer a escolha da bolsa de maternidade não é diferente.

Elas são lindas, necessárias e podem ter outras utilidades no futuro, mas a escolha ideal deve considerar mais do que a combinação de cores com o restante do enxoval, não é mesmo?

Mas como organizar o pensamento para fazer a escolha mais prática sem deixar de ouvir o seu coração? Respondemos a esta pergunta com nove dicas incríveis para você! Acompanhe.

1. Escolha onde comprar sua bolsa de maternidade

Antes de pensar na cor e no tamanho da bolsa, é preciso escolher onde irá comprá-la. Lojas e sites especializados são as escolhas mais óbvias.

Em lojas físicas é possível fazer uma análise presencial, verificar as condições do produto e levá-lo na mesma hora. A variedade de produtos, porém, pode ser bem limitada, forçando a escolha por determinada marca e modelo, que pode estar fora do orçamento estipulado.

Sites especializados em enxoval têm uma variedade de produtos muito maior e compensam a distância com fotos completas, descrições detalhadas, formulários para outras dúvidas, além da facilidade de comprar tudo de casa, sem ter que enfrentar lojas cheias e abafadas, o que deve ser uma preocupação durante a gravidez.

2. Estipule um orçamento

Se você tem uma variedade maior de bolsas para escolher, fica mais fácil definir um orçamento e buscar boas opções que caibam nele.

Mas, atenção, por ser um item durável, seu preço tende a ser maior que outros itens do enxoval. Não estipule valores baixos demais ou fará escolhas com baixa qualidade.

3. Compre com antecedência

Se tem uma lição que deve ser aprendida desde a gravidez é a de que os filhos são imprevisíveis! Mesmo com os devidos cuidados, os bebês podem nascer antes da data esperada, e os pais devem estar preparados para esse momento.

Compre a bolsa que você usará no dia do nascimento do seu bebê e deixe-a pronta a partir da 32.ª semana de gestação, lavando com cuidado os itens a serem levados.

Uma dica especial é trocar esses itens de dentro da mala a cada semana até a chegada do parto. Assim, as roupinhas não terão ficado muito tempo guardadas!

4. Tenha mais de uma ou um conjunto de bolsas

As bolsas de maternidade não são utilizadas apenas no dia do nascimento, tornando-se fiéis companheiras nos meses seguintes, nas visitas ao médico e nos passeios com a família, em pouco tempo ficando sujas.

Ter duas bolsas ou comprar um kit com diversos tamanhos permite que uma higienização seja feita regularmente, garantindo que nenhum fungo ou bactéria prolifere na parte interna.

Além disso, tamanhos diferentes também podem ser usados para necessidades diferentes, como pequenas viagens ou um simples passeio no parque.

Se os pais estão sempre viajando, uma mala pequena pode ser uma opção alternativa. Não sendo o caso, evite essa opção! A mala, mesmo com rodinhas, pode atrapalhar mais do que ajudar!

5. Escolha pela praticidade e resistência

O material de fabricação da bolsa de maternidade e o fato de possuir alças removíveis e adaptáveis são alguns dos aspectos que garantem praticidade e resistência que a rotina vai exigir.

Elas podem ser utilizadas como mochilas nas costas ou, tendo alças longas, ser colocadas na transversal, deixando as mãos livres para lidar com as necessidades do bebê.

Materiais de fácil lavagem também são muito mais práticos — na rotina da mamãe e do papai de um bebê recém-nascido, isso é essencial!

6. Fique atenta ao tamanho

Os kits de bolsas com diversos tamanhos foram criados justamente para isto: adequar o volume da mala com a necessidade da ocasião.

Se você já está se controlando para comprar somente o necessário para o enxoval do seu bebê, imagine arrumando a bolsa para um passeio na casa dos avós!

Bolsas ou malas muito grandes fazem com que mais itens desnecessários para a ocasião sejam carregados, aumentando o peso a ser carregado.

Já as pequenas demais fazem com que outros volumes de bagagem sejam improvisados, complicando qualquer passeio ou saída com o bebê.

7. Defina a cor

Você pode escolher uma cor ou estampa que combine com a decoração do quarto do bebê.

Pode usar cores neutras, que servem tanto para meninos quanto para meninas ou escolher cores mais escuras, que disfarçam manchas e pequenas sujeiras. Essa é a hora de deixar o seu bom gosto escolher!

8. Pense no conforto

A bolsa serve para levar os itens do bebê, mas quem carrega é você! Sendo assim, escolha aquela que ofereça o maior conforto possível.

Você pode escolher modelos do tipo mochila com alças acolchoadas ou com alças removíveis para adaptar a cada ocasião.

Algumas bolsas vêm com compartimentos para celular, garrafinha de água e trocador acoplado, deixando a troca de fraldas mais prática.

9. Verifique o espaço interno e os compartimentos

O que será levado dentro da bolsa de maternidade muda com o tempo. Se, no início, mantas, fraldas, muda de roupas, itens para amamentação e pomada contra assaduras tomavam o espaço, com o tempo papinhas, frutas e roupas molhadas vão roubá-lo todo.

Por isso, antes de comprar uma bolsa, veja como são as divisórias internas, se existem separadores para manter uma mamadeira na posição vertical, se os itens de higiene podem ser colocados distantes dos alimentos etc.

Gostou destas dicas? Comprar a bolsa de maternidade não é uma ciência, fique tranquila! Depois de ler e fazer suas pesquisas, escolher o modelo ideal vai ser um processo natural, assim como o surgimento do seu instinto materno!

E se você quer outras dicas do mundo da maternidade, assine agora nossa newsletter e receba conteúdos que vão tornar a rotina do mundo infantil mais descomplicada!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"