7 diferenças entre o parto normal e o de cesariana

A escolha entre parto normal e cesárea é uma dentre as inúmeras e variadas dúvidas que cercam as gestantes. Como uma escolha que envolve diferentes fatores, ela deve ser tomada mediante a evolução do pré-natal e baseada em muita conversa com o profissional que acompanha a gestação.

Algumas vezes, essa escolha não vai depender apenas da vontade da mãe, mas sim de outros fatores, como a evolução do trabalho de parto e a saúde do bebê tão logo o momento se aproxime.

Independentemente de contratempos, é importante que a mulher tenha conhecimentos tanto sobre o parto normal quanto sobre a cesárea para realizar, no que depender dela, a melhor escolha para ela e para o bebê.

Pensando nisso, o post de hoje trará as 7 diferenças entre o parto normal e o de cesariana. Confira a seguir!

1. A preparação

É importante lembrar que a cesárea é uma cirurgia abdominal de grande porte e, como procedimento cirúrgico, exige que alguns cuidados sejam tomados. Geralmente, a recomendação é o jejum completo de no mínimo 6 horas antes da cirurgia, seguido de outras orientações realizadas no próprio hospital.

Já no parto normal, no que diz respeito à alimentação, a orientação é apenas comer alimentos leves ao entrar em trabalho de parto e ficar atenta aos sinais aprendidos durante o pré-natal que indicam a busca pela maternidade para o momento tão esperado.

2. A dor

Dor é a sensação mais temida pelas gestantes. Inclusive, algumas dizem optar pela cesárea como fuga da tão falada “dor de parto”. Mas a realidade não é bem assim! A dor está presente em ambos os tipos de parto, com diferenças entre momentos e intensidade, variando de forma muito individual.

Na cesariana, a dor não é sentida durante o parto por causa da utilização da anestesia. Entretanto, à medida que a anestesia perde seu efeito, a gestante passa a sentir a dor na região do corte, onde foram dados os pontos e acontece o processo de cicatrização.

Já no parto normal, a dor está presente durante as contrações do trabalho de parto — e senti-la é uma opção. Diferente da cesárea, a gestante pode solicitar a qualquer momento o uso da anestesia para aliviar a dor desse processo.

3. A anestesia

Na cirurgia de cesariana, a anestesia é realizada no início do procedimento, podendo ser raquidiana, peridural ou uma combinação das duas. A raquidiana é a mais comum nesse caso, sendo administrada em dose única, em volume menor e com duração anestésica limitada.

No parto normal, quando solicitada pela gestante, a anestesia mais comum é a peridural. Esta é aplicada com uma quantidade maior de anestésico e utilizada continuamente por meio de um cateter, até o momento que for necessário.

É importante ressaltar que ambas as anestesias mantêm a gestante acordada para o primeiro contato com o bebê. Há também uma diferença nas doses utilizadas nos diferentes tipos de parto. Assim, durante a cesárea, a gestante perde os movimentos da perna, enquanto o efeito é apenas analgésico no parto normal, possibilitando o movimento.

4. O corte

Quando se trata da cirurgia cesariana, o corte é necessário para que o nascimento aconteça. O corte é feito na região pubiana, um pouco abaixo da linha do biquíni, e passa por sete camadas de tecido até chegar ao bebê.

No parto normal, o corte é chamado de episiotomia e feito na região chamada períneo, localizada entre a vagina e o ânus. Por muito tempo, o corte foi uma rotina nos partos normais, mas não é mais assim, pois é sabido que a episiotomia sem necessidade pode causar mais malefícios do que benefícios à mulher.

Portanto, converse com o profissional que te acompanha durante o pré-natal, conheça quais são os casos de episiotomia necessária, expresse a sua posição quanto ao corte, converse com a equipe durante o trabalho de parto e deixe tudo registrado no seu plano de parto.

5. A duração

O tempo de realização da cesárea costuma ser de, em média, uma hora, podendo variar de acordo com o médico ou com o surgimento de alguma complicação durante o procedimento.

Já o tempo do parto normal varia de acordo com a gestante. Fatores como dilatação e a evolução das contrações no trabalho de parto são definidores. O parto normal é tão individual e variado que mesmo uma única mulher pode variar, e muito, a duração do parto de uma gestação para a outra.

6. A cicatrização

Como lemos anteriormente, o corte na cirurgia cesariana é grande e profundo, mas isso não faz com que a cicatrização seja pior do que a episiotomia, por exemplo.

Em ambos os casos, a cicatrização é um processo que exige atenção, observação e cuidados — com muita higiene —, de forma a favorecer um processo sem complicações.

A cicatrização da episiotomia exige uma atenção redobrada quanto à higienização, por se tratar de uma área com grande risco de contaminação. O uso de anestésicos e antissépticos pode ser discutido com o seu médico.

7. O tempo de recuperação

A cesárea exige um tempo maior de recuperação do que o parto normal, por ser uma cirurgia de grande porte com uma grande intervenção. Após a cirurgia, é necessário que a gestante fique internada por, no mínimo, três dias, para que seja acompanhada no pós-operatório.

A mulher só poderá se levantar entre 6 e 12 horas após o parto e terá dificuldades tanto para se levantar como para se sentar e realizar movimentos intensos na região abdominal. Além disso, é proibida a realização de exercícios abdominais por, pelo menos, três meses.

O pós-parto normal, por sua vez, acontece de forma mais tranquila e natural. Dependendo de como foi o parto, a mulher poderá estar disposta e ser capaz de sair caminhando, embora seja necessário evitar esforços. Caso seja realizada a episiotomia, essa recuperação pode ser um pouco mais incômoda, havendo desconforto ao sentar por cerca de uma semana, mas nada que prejudique a rotina da mulher.

O parto humanizado é aquele em que a gestante tem o poder de decisão sobre o seu trabalho de parto, em que seus direitos são assegurados, ela podendo contar com um acompanhante de sua escolha ao seu lado e desfrutar desse momento tão maravilhoso da vida de forma saudável! 

Diante de tantas diferenças entre parto normal e cesárea, o importante é priorizar a mulher e o bebê, independentemente do tipo de parto a ser realizado. Agora que você já conhece algumas diferenças entre o parto normal e cesárea, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais, para que outras mulheres também possam entender melhor sobre esse assunto?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"