Neném chorando: como identificar o que está incomodando?

Durante um bom tempo — ou, pelo menos, até 1 ano, quando começar a balbuciar as primeiras palavras — o neném chorando será a principal forma de comunicação para o seu filho expressar tudo o que estiver sentindo, mesmo que seja uma simples necessidade de aconchego.

Contudo, ouvir um neném chorando é uma cena que costuma causar muita angústia, principalmente nos pais de primeira de viagem que, muitas vezes, ficam assustados sem entender as causas e sem saber como agir para fazer o bebê se acalmar.

Neném chorando: saiba quais são os principais motivos e o que fazer para que ele se acalme 

Em especial nos primeiros três meses de vida, é natural os bebês chegaram a chorar de uma a três horas por dia, com picos, sobretudo, nas primeiras semanas e, embora muitas vezes seja causado por algum desconforto, o neném chorando e o seu chorinho é uma parte fundamental do desenvolvimento da criança, garantindo-lhe, inclusive, a sobrevivência.

Chorar é a melhor forma, neste período, de alívio emocional e contato social com o mundo novo que rodeia este pequeno ser, sendo, ainda, uma forma de estabelecer o vínculo afetivo com os pais e/ou outra pessoas.

Faz parte do senso comum a crença de que, com o tempo, por instinto, quem convive com o bebê acabe percebendo os sinais, entonações diferentes ou horários específicos, que ajudam a decifrar a causa de cada choro.

Entretanto, como não são poucos os motivos — medo, cólica, fome, sede, calor, frio, dentre tantos outros —, na maioria das vezes fica difícil ter certeza do que está acontecendo.

Continue a leitura e veja as dicas para saber o que seu bebê pode estar querendo dizer cada vez que chora.

Fome ou sede

Nos primeiros meses, quando o estômago do bebê é bem pequeno e não é possível ingerir grande quantidade de alimento de uma só vez, a possibilidade de o choro significar fome é bem grande. A sede também é saciada aos pouquinhos, mesmo sendo com leite, até os seis meses de idade.

De uma forma ou de outra, o neném pode emitir alguns sinais como ficar com a mão na boca, simular movimentos de sucção ou colocar a língua para fora. Também costuma ficar bem irritado e, se mamar no peito, costuma levar a cabeça em direção ao seio materno, se estiver com fome.  

Solução: alimentar o neném chorando é o único jeito de parar o choro.

Fralda suja

Fralda cheia de xixi ou de cocô costuma incomodar bastante os pequenos, ainda mais nas primeiras semanas, quando a pele é bem sensível e mais suscetível a irritações. Se não for fome ou sede, é bastante provável que essa opção seja a causa do choro do bebê. Verifique sempre a , fralda ao menor sinal de desconforto.

Solução: troque a fralda imediatamente do neném chorando e verifique se não há assaduras ou algum tipo de alergia à marca da fralda. Aproveite esse momento para verificar como estão as fezes, observando possíveis alterações de cor, textura e cheiro.

Dores e cólica

Este é um dos choros mais “temidos” pelos pais, pois é, também, um dos mais difíceis de acalmar. Até os quatro ou cinco meses de vida, quando o sistema digestivo do bebê ainda está em formação, a cólica costuma afetar cerca de 20% dos bebês por isso muitas vezes é comum ouvir o neném chorando por dor.

Geralmente, acomete os pequenos no fim da tarde ou durante a noite, tornando a tarefa de abrandar o choro ainda mais cansativa. Além da barriga inchada e dura, o neném costuma chorar de forma aguda

Solução: o leite materno pode aliviar as cólicas, se elas não forem muito fortes. Outras formas de aliviar a dor são: realizar massagens, simular movimentos de bicicleta com as perninhas, aquecer a barriguinha com uma bolsa quente/paninho morno ou encostá-la na sua barriga. Contudo, se a dor persistir, procure um pediatra para outras orientações.

Calor ou frio

Por insegurança e instinto de proteção, é comum as mães exagerarem quanto à vestimenta dos bebês, colocando roupa de mais ou de menos. E como ainda não sabem falar, os bebês choram para mostrar se estão com calor ou com frio.

Uma forma de verificar a temperatura do bebê é por meio da barriga dele: se ela estiver quente e suando, tire algumas roupas. Se a barriga estiver fria, é preciso agasalhar mais o bebê.

Cabelo suado também indica temperatura corporal alta. É importante lembrar que não se deve medir a temperatura pelos pés e pelas mãos do bebê que, normalmente, são mais frias que o restante do corpo.

Solução: se após vestir o bebê, o choro começar, verifique se ele pode estar sentindo calor ou frio. Veja se você está fazendo uso de roupas adequadas e confortáveis para o bebê.

Sono ou cansaço

Sono ou cansaço são motivos recorrentes, assim como a fome, para muitas horas de choro. Bebês têm necessidade de muitas horas diárias de sono e se saem da rotina por algum motivo podem ficar mais cansados do que o normal. Quando o choro é por esse motivo, costuma ser alto e com tom nervoso.

Solução: é preciso acalmá-lo e estimular o relaxamento e a sonolência. Diminua a luz, cantarole músicas de ninar, coloque uma música calma, deixe o ambiente tranquilo e tenha paciência. Se for preciso, enrole o bebê em um lençol ou em uma manta e embale-o até pegar no sono.

Nascimento de dentes

Entre quatro e sete meses, os primeiros dentes podem começar a nascer, inaugurando um longo período de desconforto e irritação para os pequenos. A criança costuma babar mais, quer colocar tudo na boca, perde o apetite e até febre pode surgir, em alguns casos. Além disso, a gengiva fica vermelha e bem inchada, provocando choro.

Solução: o melhor é oferecer paliativos que aliviem a dor e a coceira provocadas pelo nascimento dos dentes. Algumas dicas são passar gaze molhada, toalhas de boca ou escova macia na boca do bebê e dar mordedores (se puder, gelados) para melhorar a coceira e distraí-lo da dor.

Falta de estímulo e tédio

Assim como acontece com o cansaço por excesso de estímulos, a falta deles também deixa os bebês irritados e chorosos. Observar movimento e pessoas também faz parte do desenvolvimento da criança, portanto, é importante tirá-la do tédio com atividades saudáveis e educativas.

Solução: ligue uma música, brinque com o neném e dê um passeio de carrinho em lugares onde ele possa ver formas e cores diferentes da sua rotina. Fazer visitas à família e aos amigos também é uma boa dica, pois além de distrair o bebê, fortalece o vínculo dele com essas pessoas.

Choro de fim de tarde

Até cerca de oito meses de idade, o chamado “choro de fim de tarde” é um pouco comum e pode não ter nenhuma causa aparente. Muitos especialistas classificam esse choro como uma forma de expressão ou liberação da tensão do dia, por parte dos bebês.

Nessa situação, depois de verificar todas as condições citadas acima, o melhor é esperar o neném que está chorando se acalmar naturalmente, pois este choro costuma durar alguns minutos. 

Gostou do nosso artigo sobre como identificar o que pode estar incomodando um neném chorando? Então compartilhe essa postagem nas suas redes sociais para que outras mães também fiquem por dentro do assunto!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"