5 receitas de papinhas para bebê que você precisa conhecer

A maternidade é um momento mágico, mas repleto de dúvidas — especialmente quando o assunto é alimentação. E isso é completamente normal, afinal toda mãe quer ver o filho crescendo saudável. Diante disso, as receitas de papinhas para bebê surgem como uma opção na hora da introdução alimentar.

No entanto, é preciso que elas sejam sinônimo de comida saudável. Ou seja, nada de papinha industrializada. Elas têm ingredientes desnecessários e, em alguns casos, até conservantes, sem falar na deficiência de nutrientes em relação à papinha caseira. Ela é, sim, uma opção para os momentos de correria, mas não deve ser um hábito. 

Por isso, preparamos uma lista com 5 receitas de papinhas nutritivas para que o seu filho receba diariamente todos os nutrientes necessários para se desenvolver saudável, forte e cheio de amor! 

Receitas de Papinhas para bebê: por que oferecer opções saudáveis?

O estilo de vida atual é sinônimo de muita correria, o que afeta principalmente a alimentação. A crescente procura por comida industrializada comprova o quão prática ela é, mas será que tantos agrotóxicos, conservantes e aromatizantes fazem bem para você? E para o seu bebê? 

A resposta, obviamente, é não. A elevada quantidade de produtos químicos presentes nas opções industrializadas faz com que o organismo produza diversas toxinas que alteram as células. Isso resulta em diversas doenças e disfunções orgânicas. 

Diante dessa realidade, acostumar o paladar infantil a alimentos saudáveis é uma prática que deve começar cedo. O resultado é um desenvolvimento mais sadio e com menos riscos de diabetes, triglicerídeos altos, colesterol ruim e outras doenças.

Lembre-se que o comportamento alimentar se desenvolve especialmente no primeiro ano de vida — isso é, as preferências pelo doce, salgado etc. Sendo assim, ao estimular práticas saudáveis já nesse período, as chances de seu bebê seguir esse caminho aumentam.

Que receitas de papinha são apropriadas para oferecer ao bebê?

Confira abaixo 5 receitas de papinhas para bebê super saudáveis!

1. Papinha sem carne

Geralmente, as papinhas começam a fazer parte do cardápio infantil a partir dos 6 meses. Nos primeiros preparos, a carne não deve ser utilizada. Ela pode ser incluída conforme o pequeno vá se acostumando com as diferentes texturas e também desenvolvendo os processos de mastigação e deglutição.

Então, para começar, que tal uma papinha sem carne? Anote os ingredientes:

  • 300 gramas de batata doce;
  • ½ brócolis grelhado;
  • 50 gramas de salsão;
  • 50 gramas de alho-poró;
  • azeite extra virgem.

Corte a batata doce em rodelas e cozinhe com água (cerca de 600 ml). Grelhe o brócolis em uma frigideira e corte o salsão e o alho-poró. 

Partindo para o liquidificador, bata a batata doce com a água utilizada para o cozimento. Depois que a mistura ganhar uma consistência de purê, é a hora de acrescentar o brócolis, o alho-poró e o salsão. 

Mas tem um detalhe: ao adicionar esses últimos ingredientes, use a função triturar do liquidificador. Ela vai ajudar na incorporação, sem deixar que os alimentos percam a textura.

Na hora de servir ao bebê, o azeite extra virgem pode acompanhar! Aliás, é uma bela opção de acompanhamento de prato para os papais também!

Receitas de Papinhas com e sem carne:

2. Papinha com carne

Percebeu que o bebê já está arriscando a mastigação? Pode ser um bom momento para introduzir a carne nas papinhas. Quando essa fase chegar, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de carne moída;
  • 1 colher de chá de cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de abóbora cortada em partes pequenas;
  • 1 batata pequena cortada;
  • 2 colheres de sopa de couve picada.

Aqueça o óleo em uma panela e refoque a cebola e a carne. Em seguida, adicione a batata e a abóbora. Coloque água, tampe a panela e deixe cozinhando até que os ingredientes fiquem bem macios. Nessa hora, acrescente a couve e mantenha o fogo ligado por mais 5 minutinhos. 

Por fim, amasse tudo com um garfo e sirva!

3. Papinha doce

E quem disse que o seu bebê não gosta de doce? Assim como os adultos, os pequenos também podem desfrutar de um sabor mais adocicado vez ou outra. O segredo é encontrar esse sabor em alimentos que passam longe do açúcar. Os ingredientes são: 

  • 1/2 mamão papaia;
  • 2 colheres de sopa de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos (finos, de preferência).

O preparo é simples e vai levar menos de 5 minutos: retire as sementes do mamão, coloque a polpa em um recipiente e adicione o suco de laranja. Adicione também a aveia e amasse tudo.

4. Papinha de legumes

Verduras e legumes compõem o grupo alimentar das hortaliças — a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de cerca de 4 a 5 porções delas diariamente! Sendo assim, por que não começar a apresentar ao seu pequeno essas opções?

Para uma papinha seguindo essa linha, você vai precisar de: 

  • 1 colher de chá de óleo vegetal;
  • 1 colher de chá de cebola picada;
  • 1/2 cenoura picada;
  • 1/2 chuchu picado.

Comece aquecendo o óleo para refogar a cebola. Em seguida, adicione os legumes, juntamente com a água necessária para cobri-los. Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até que eles fiquem macios e com caldo. Para finalizar, amasse e sirva.

5. Papinha sobremesa

Ofereceu o almoço/janta e percebeu que o bebê está comendo bem? Que tal preparar uma sobremesa para ele? Para não perder o toque saudável nessa hora, invista nos seguintes ingredientes:

  • 1 banana em rodelas;
  • 1 maçã;
  • 1 colher de sopa de aveia;
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano ou de laranja.

No liquidificador, bata a aveia e a banana até conseguir a consistência de um purê. Reserve em um refratário. Bata a maçã e o suco de limão ou laranja e coloque em cima do purê de banana na hora de servir. 

Preparar as receitas de papinhas para bebê é um ato que engloba muito mais que a simples mistura de ingredientes, o carinho envolvido é uma via de mão dupla que beneficia tanto a mãe quanto o filho. Com as receitas vistas aqui, certamente preparar as refeições para o seu pequeno será um momento ainda mais especial e saudável!

Gostou das sugestões? Curta a nossa página no Facebook e descubra muitos outros assuntos interessantes!

0 Comentários

  1. Muito bom seu artigo sempre que posso acesso seu blog, sou mãe de primeira viagem e sempre quis ajudar meu bebe com a primeira papinha. aqui tirei minhas dúvidas, até mais ver..

  2. Nossa amei seu blog, me ajudou bastate, porque adoro estar sempre infomada para ajudar meu bebe com uma boa alimentação, tchauzinho…

  3. Muito interessante todas as receita parabéns pelo excelente trabalho gostaria de deixar aqui também um site bem lega com varias receitas nutritivas veja que interessante todas as receitas.

  4. Essa papinha sem carne, fica muito gostosa e é muito nutritiva…inserindo legumes nas primeiras refeições desde bebe, eles crescem comendo de tudo, é muito bom.

  5. Muito legal a receita para introdução alimentar da papinha doce. Como dito o bebê também gosta do doce e nada melhor que o doce da própria fruta. Super saudável.

  6. Tive que me esforçar muito na época das papinhas porque não gosto de cozinhar nada, mas sempre tento ao máximo ser uma mamãe completa porque minhas filhas são tudo pra mim!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"