8 dicas para montar enxoval do bebê sem estresse

Quanto mais a data do nascimento do bebê se aproxima, maior é a ansiedade e preocupação das mamães e papais com relação ao enxoval do bebê. E não à toa! Principalmente nos primeiros meses do bebê, a escolha do enxoval pode ser muito mais complicada do que parece.

Sua compra deve envolver muito cuidado, planejamento e paciência. E a pior coisa que você pode fazer nesse momento é comprar as coisas por impulso, ou apenas porque alguém do seu círculo de amizade insistiu.

Então, para te ajudar a evitar situações como essas, neste artigo veremos 8 dicas imprescindíveis para montar o enxoval do bebê sem dor de cabeça nem estresse. Continue lendo e confira!

1. Faça um planejamento

Nada funciona sem um bom planejamento — nem a compra do enxoval do bebê. Então, se você tem um orçamento apertado, mas ainda quer garantir que terá tudo necessário para o bem-estar do bebê, você precisa se sentar com papel e caneta na mão agora mesmo!

É preciso ver o que é realmente essencial, calculando o que você pode gastar. Além de evitar dívidas e compras desnecessárias, um planejamento desse tipo pode te ajudar até mesmo a pedir auxílio à família para comprar algumas coisas.

E não se esqueça: os primeiros meses após o nascimento do filho passam voando, e ele cresce no mesmo ritmo! Portanto, inclua em seu orçamento mais roupas de M ou P, ao invés de investir apenas em roupas tamanho Recém Nascido (RN).

2. Considere a época em que o bebê vai nascer

Essa é uma dica de ouro para quem está planejando o enxoval do bebê. Apesar das estações do ano no Brasil não terem grandes oscilações, ainda assim é importante que você leve em consideração o clima da época do nascimento do bebê.

Se ele vai nascer no verão, por exemplo, compre roupas com tecidos mais leves e opte por peças mais simples. Da mesma forma, o enxoval do bebê para o inverno deve incluir roupas de manga longa e tecido mais quentinhos.

3. Pesquise bastante!

Pesquise, pesquise e pesquise mais! Não compre nada por impulso, nem deixe para comprar as coisas em cima da hora. Esse é o segredo para qualquer bom negócio — ainda mais quando falamos do enxoval do bebê.

E não foque apenas no preço. Pesquise também por materiais de maior durabilidade, peças multiuso e coisas que você sabe que são de qualidade. Nesses casos, o preço compensa muito, mesmo que seja um pouco maior que o de itens de menor qualidade.

4. Evite os excessos

Quantas vezes você já não ouviu falar de uma colega de sua amiga que doou dezenas de roupinhas de bebê que nunca foram utilizadas? Pois é: a maioria das mães pecam na hora de comprar as roupas para o enxoval do bebê, e acabam comprando demais.

Os bebês crescem muito rápido, e se você compra muitas roupinhas, é possível que nunca tenha a oportunidade de usá-las. Então, refreie seu impulso e compre apenas o necessário, lembrando que muitas das peças não servirão daqui a alguns meses.

5. Leve em consideração a sua realidade

Outro culpado pelos impulsos e exageros nas compras é o ato de seguir deliberadamente a opinião de parentes e blogueiras. Afinal, são tantas indicações bonitinhas, e existe tanto item que pode fazer parte de seu enxoval… Porém, tenha cuidado!

Apesar de ser muito interessante — e recomendado — que você colha a opinião de várias pessoas, você deve lembrar que sua realidade pode ser completamente diferente delas.

Assim, ao invés de comprar uma roupinha apenas porque viu alguma blogueira a elogiando, pense, primeiro, se você realmente precisará daquela peça e se o valor cabe no seu orçamento.

Se está esperando uma menininha, por exemplo, talvez seja quase impossível resistir à tentação de comprar todas aquelas tiaras de bebê e vestidos. Mas, lembre-se: não adianta se meter em dívidas antes mesmo do nascimento do bebê!

6. Compre alguns itens mais fáceis de transportar

Quando tudo que você tem no enxoval são mantas pesadas, mamadeiras enormes e brinquedos que não cabem em bolsa alguma, levar o bebê para passear pode ser um grande desafio,

Então, para evitar esse tipo de coisas, acrescente no enxoval do bebê alguns itens menores, fáceis de guardar e de material mais fino. Nesse sentido, algumas das peças mais fundamentais são as fraldas de pano e boca.

Além disso, compre algumas peças de roupa fáceis de guardar na bolsa, como camisetinhas, body, mijão etc. Afinal, nunca se sabe quando você precisará delas durante uma visita à casa de parentes ou mesmo durante um passeio ao ar livre, não é mesmo?

7. Lembre-se de que qualidade significa maior durabilidade

Já falamos aqui que, às vezes, compensa muito mais comprar algo mais caro só por causa de sua durabilidade — e é verdade. Nesse sentido, ao invés de encher o seu enxoval do bebê com peças baratinhas, mas de qualidade inferior, que tal comprar peças mais duradouras?

Isso serve, principalmente, para as mantas e fraldas de pano. Mas, quando pensamos que podem durar até mesmo anos, outros itens também exigem um pouco mais de qualidade,

Esse é o caso, por exemplo, do berço, do colchão e dos kits de higiene, como os potes para água e banheira.

8. Priorize sempre o conforto

Por fim, é muito comum vermos mamães reclamando que o bebê não suporta usar algumas das roupinhas que ela comprou.

Afinal, apesar de bonitinho, nem tudo é o mais confortável para o bebê, e ele não está realmente interessado em saber se você gastou muito comprando aquela roupa. Ele só quer saber se está desconfortável!

Justamente por isso, evite aquelas roupas que apertam ou que possuem tecidos e enfeites que incomodam. Isso é muito comum, principalmente, em vestidinhos, cheios de babados com costuras desconfortáveis.

E os sapatinhos também são coisas dispensáveis nesses primeiros meses de vida, até que o bebê comece a andar. Enquanto isso não acontece, prefira usar meias, que proporcionam muito mais conforto e são tão fofas quanto os sapatinhos.

E aí, gostou do post? Ainda tem alguma dúvida sobre como montar o enxoval do bebê? Não hesite em entrar em contato conosco, seja para tirar dúvidas ou pedir sugestões de quem realmente sabe do que o seu bebê precisa!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"