A importância da ligação entre pai e bebê

Qual a importância da ligação entre pai e bebê? A gestação e o nascimento de um bebê na família costumam girar em torno da mãe: dúvidas e anseios das mães de primeira viagem, experiências durante a gravidez, criação de laço entre ela e a criança. Mas e o pai, onde fica? A ligação entre pai e bebê é de extrema importância e deve ser desenvolvida e reforçada desde a gestação.

O primeiro passo para que o pai tenha espaço para se relacionar com o bebê é entender que o seu vínculo com o pequeno é tão importante quanto o da mãe e, por isso, eles precisam de momentos para os dois.

No post de hoje, explicaremos a importância da ligação entre pai e bebê e algumas formas de fortalecer esse vínculo. Acompanhe!

A Importância da Ligação Entre Pai e Bebê

O desenvolvimento de um laço entre pai e bebê traz benefícios para toda a família, a curto e longo prazo. Os pais que se relacionam mais fortemente com seus filhos desde o nascimento estimulam seu desenvolvimento físico e mental, além de sofrerem menos estresse.

A ligação entre pai e bebê permite que o pai conheça conheça os gostos e desgostos de seu filho, que passa a se familiarizar e confiar mais no pai.

As crianças com pais presentes e carinhosos têm a oportunidade de presenciar um modelo de paternidade positivo, que as ajuda na formação de seus valores e caráter.

Outra vantagem é que esses são também momentos nos quais a mãe pode descansar um pouco e ser menos sobrecarregada. Criar um vínculo entre pai e bebê tira da mãe a “responsabilidade” de prover sozinha carinho e suporte emocional para o filho. Crianças que não formam vínculo com o pai choram e não aceitam ficar sozinhas com ele, o que demanda a presença da mãe todo o tempo.

Por outro lado, a ausência do pai pode trazer consequências psicológicas negativas para a criança, como:

  • sentimentos de rejeição, que podem ser vividos por crianças de pais que não assumiram a paternidade ou não são presentes (física ou emocionalmente).

O papel do pai

Durante a gestação, as futuras mães passam por diversas mudanças físicas e hormonais, que as ajudam a entender o seu processo de transformação e a vinda de um novo bebê para a família, facilitando sua preparação emocional.

Enquanto isso, os pais “assistem” ao acontecimento das mudanças. Eles, então, precisam criar outras estratégias para se preparar para a chegada do bebê assim como a mãe, para que o nascimento seja um momento mais tranquilo e com menos ansiedade.

Por isso, a criação de ligação entre pai e bebê precisa ser estabelecida desde a gestação, e reforçada após o nascimento do bebê e seu crescimento.

No início, pode ser um pouco mais difícil achar “espaço” para a criação desse vínculo, já que o bebê recém-nascido passa a maior parte do tempo dormindo ou mamando. Pai e mãe juntos podem criar formas e momentos para permitir que o pai se relacione com o bebê e fortaleça essa relação.

Infelizmente, a sociedade de hoje ainda reforça ideias de que apenas a mãe deve criar vínculo com o bebê e tem toda a responsabilidade pelos seus cuidados, enquanto o pai fica de lado e se ausenta da sua criação. Os pais precisam ultrapassar esses conceitos se desejam desenvolver uma ligação especial e única com seus filhos.

Fortalecimento do vínculo

Então, como criar e manter a ligação entre pai e bebê? Muitos pais podem ter dificuldades nesse processo, afinal, esse não costuma ser um assunto muito abordado com os homens ao longo de sua criação.

Trazemos algumas dicas de como os pais podem se aproximar de seus bebês nas diferentes fases:

Durante a gestação

Como citamos anteriormente, a ligação entre pai e bebê precisa ser estimulada na vida do bebê desde que ele está na barriga. Atitudes que ele pode tomar durante a gestação são:

  • acompanhar a mãe em todas as consultas de pré-natal, para se informar sobre as condições do bebê e qualquer novidade, além de poder “ver” o bebê nos exames de ultrassom;

  • conhecer o obstetra que participará do parto e o pediatra que cuidará do bebê após o nascimento;

  • conversar com o bebê dentro da barriga, para que ele reconheça a voz do pai;

  • fazer carinho na barriga da mãe, para que o bebê sinta o toque;

  • participar de cursos para pais e mães, para aprender mais sobre os cuidados que deverão ter com o bebê.

Recém-nascido

Os recém-nascidos, apesar de dormirem grande parte do tempo, requerem muitos cuidados dos pais 24 horas por dia. Algumas dicas para estreitar a ligação entre pai e bebê nessa fase são:

  • revezar os cuidados na madrugada com a mãe (trocar a fralda, colocar o bebê para mamar e para arrotar, fazê-lo dormir novamente);

  • dedicar momentos diariamente para conversar ou cantar para o bebê;

  • dar o banho no bebê;

  • fazer massagem nele, para aliviar cólicas e relaxá-lo.

Bebês maiores

Com o seu desenvolvimento, os bebês começam a interagir mais e perceber melhor o ambiente ao seu redor, estreitando o laço com os pais. O vínculo com o pai já está formado e deve ser fortalecido. Algumas dicas para os pais de bebês maiores são:

  • fazer brincadeiras e atividades diárias com o bebê que ajudem no seu desenvolvimento físico e cognitivo (rolar, alcançar brinquedos, ouvir música);

  • levar o bebê para o pediatra ou para tomar vacinas (com a mãe ou sozinho);

  • acompanhar e incentivar a amamentação;

  • levar o bebê para passear e tomar sol;

  • aprender maneiras de acalmar o bebê nos momentos de choro.

Cuidar de um bebê é uma tarefa difícil, mas que pode ser aprendida e traz muita satisfação para o pai envolvido. O mais importante é que ele disponibilize seu tempo e invista na criação e fortalecimento do laço. Depois, é só curtir os momentos juntos.

Você gostou desse post sobre a importância da ligação entre pai e bebê? Sabe de outras dicas de como o pai pode fortalecer esse vínculo? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente e com os outros leitores!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"