Cuidados com as unhas do bebê

Os recém-nascidos são extremamente delicados e tão fofinhos. Mas com a sua chegada vem também diversas dúvidas. Seja como organizar a mala, o enxoval, e até mesmo suas fases de desenvolvimento. Outra dúvida importante é o cuidado necessário com as unhas do pequeno. 

Nesse post vamos oferecer algumas dicas para que você tire esse item da sua lista de preocupações e cuidados com o neném.

Por que é importante cortar as unhas do bebê?

As unhas do bebê crescem aproximadamente 0,1 milímetro por dia. O que parece pouco até você se ver com a necessidade de cortá-las para proteger o seu filho (a). Isso porque as unhas acumulam sujeira em sua parte inferior, mesmo que muitas vezes quase imperceptíveis. O que deixa o bebê sujeito a contato com germes e bactérias, pois um dos primeiros reflexos do pequeno é levar a mãozinha à boca.

Outra preocupação é com o fato de o bebê ter pequenos espasmos com os bracinhos nos primeiros dias de vida. Ele ainda está aprendendo a ter controle sobre o próprio corpo e pode sem querer arranhar o rostinho. Nesse primeiro momento algumas mamães optam por utilizar luvinhas em dias frios, evitando assim que isso ocorra.

Então é superimportante estar sempre atenta aos dedinhos e unhas e ir fazendo a higienização conforme você notar que há a necessidade.

Quando cortar as unhas do bebê?

Frequência: Essa dúvida é muito corriqueira e será estabelecida de acordo com a necessidade. Não existe uma regra exata, uma vez que cada bebê se desenvolve de forma única. A dos pés geralmente crescem mais devagar. Já a das mãos o corte, em sua maioria, é semanal. 

Melhor Horário: Por semelhante modo essa dúvida também pode variar. Cada bebê reagirá de uma maneira ao corte. Alguns ficarão assustados e outros não. Geralmente os papais optam por realizar o corte enquanto o neném dorme ou durante a amamentação. O que vale é ter muito cuidado, independente do horário.

Ajuda: Dizem por aí que é melhor serem dois do que um só. Nesse caso é verdade. Caso você disponha da companhia de alguém essa tarefa será mais simples. Uma pessoa segura o bebê e sua mãozinha com firmeza enquanto a outra realiza a higienização. Só tome cuidado para não assustar o pequeno. Tudo deve ser feito de forma mais natural possível.

Qual o melhor acessório?

lixa e tesoura para unhas de bebe
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Lixa: Esse item é recomendado para as primeiras vezes que a higiene será realizada. Isso porque a unha do bebê é frágil e mais molinha. Caso você tenha receio de realizar o primeiro corte basta lixar delicadamente.

Tesoura / Cortador: Por semelhante modo esses são os mais utilizados para realizar a limpeza das unhinhas. Eles devem ser próprios para bebê e devem ter ponta redonda.

Como cortar as unhas do bebê

Em primeiro lugar: você deve manter a calma. Isso é fundamental para que sua mão fique firme e não trema;

  • Esteja em um lugar bem iluminado;
  • Segure a mãozinha com firmeza para que ela não seja involuntariamente;
  • Posicione-se de forma perpendicular ao dedo, evitando cortes mais profundos;
  • Você deve pressionar a parte de baixo do dedinho contra a unha quando fizer o corte. Isso evita cortar a pele do neném;
  • Não fique com medo caso haja um pequeno corte. Basta lavar o local com água, secar e fazer uma leve pressão com um pano limpo;
  • O sangramento deve parar em poucos minutos. 

Da mesma forma que os adultos, o bebê não sente dor alguma durante o corte de unha. A não ser que haja um pequeno sangramento. Se isso acontecer não use curativos adesivos ou remédios. Caso haja necessidade procure um pronto-atendimento.

Unha encravada

Para concluir, como evitar que a unha do bebê encrave?

  • O corte da unha deve ser preciso e limpo. Não corte as unhas de forma que elas fiquem muito curtas. Corte em movimentos retos sem arredondar nas laterais;
  • Evite sapatos, bem como meias e luvinhas apertados. O atrito com as unhas predispõem à unhas encravadas.

O que fazer caso a unha encrave?

Se o cantinho da unha ficar vermelho, ter uma aparência de inflamado, ou caso o bebê reclame quando você aperta, é sinal de que a unha pode estar encravada. É preciso estar atento e seguir as dicas:

  • Molhe o dedo do bebê em água morna e sabão neutro duas vezes ao dia;
  • Aplique pomada cicatrizante ou algum óleo;
  • Faça massagem no local com movimentos circulares e sem apertar. 

Geralmente essas dicas funcionam e costumam resolver o problema.

ATENÇÃO! Caso você não perceba melhora, se o dedo todo ficar vermelho e o bebê tiver febre, será necessário que você procure o pediatra.

Agora que você já aprendeu muitas dicas para cuidar da unha do seu bebê, conta para gente o que você achou. Se tiver alguma dúvida ou alguma sugestão sobre o que fazer nesse momento deixe aqui nos comentários.

Até a próxima!

banner com ninho redutor
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"