Você já deve ter visto diversas campanhas do Ministério da Saúde sobre a importância da amamentação. De fato, nós sabemos que o leite materno tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Mas, será que você realmente conhece todos os benefícios?
Compreender a importância desse ato é essencial para que as mães atentem-se, cada vez mais, à saúde de seus filhos e deem valor a esse momento, que é tão especial e único.
Pensando nisso, preparamos esse artigo especial, com o objetivo de tirar todas as suas dúvidas sobre a importância da amamentação e mostrar os seus benefícios. Continue a leitura!
Quais são os maiores benefícios da amamentação para o bebê?
Desde o momento da descoberta da gravidez, a saúde e proteção do bebê é a maior preocupação dos pais. Felizmente, o maior fator de proteção para um recém-nascido está nas mãos da mãe, ou melhor, em seus seios.
O leite materno tem o poder de proteger o bebê de infecções, evitar cólicas e até mesmo o estresse na criança. Confira quais são os principais benefícios do alimento.
Fortalece a imunidade
Quando o bebê nasce, ele é exposto a um ambiente desconhecido e precisa desenvolver rapidamente sua imunidade. Nesse ponto, o leite materno tem um papel fundamental.
Como a mãe convive no mesmo ambiente que o bebê, está exposta aos mesmos agentes de risco que o cercam. Assim, passa a produzir o leite de acordo com as necessidades imunológicas da criança, protegendo-a de doenças e infecções. Apenas o leite materno pode fazer isso.
O alimento possui células de defesa e fatores anti-infecciosos em sua composição, o que diminui o risco da criança desenvolver infecções comuns nos primeiros meses de vida, como a otite, por exemplo.
Auxilia no desenvolvimento da arcada dentária
O aleitamento materno durante os seis primeiros meses de vida do bebê também tem um papel fundamental no desenvolvimento da arcada dentária, prevenindo problemas como a má formação ou a má oclusão dos dentes.
Isso é possível graças ao exercício de sucção que a criança precisa fazer para alimentar-se. Além de prevenir problemas bucais, o hábito de mamar também auxilia no aprendizado da respiração correta, pelo nariz.
Protege o intestino delicado do bebê
O sistema digestivo do bebê ainda é muito delicado e precisa aprender suas funções aos poucos. O leite materno contém enzimas que já foram conhecidas pelo bebê durante a gestação, o que acaba facilitando todo o processo de digestão e evitando as temidas cólicas intestinais.
Por outro lado, as substâncias dos leites artificiais ou do leite de vaca são completamente desconhecidas pela criança. Por isso, podem causar alergias intestinais e deficiência de nutrientes.
O leite materno também possui a PSTI, uma substância que tem a função de reparar e proteger o intestino delicado das crianças recém-nascidas.
Diminui o risco de desenvolver asma e alergias
Você lembra que falamos sobre o esforço de sucção que o bebê faz para mamar e como esse movimento auxilia no desenvolvimento da arcada dentária? Pois saiba que esse mesmo ato também auxilia os pulmões da criança, afastando as alergias e os sintomas como chiado no peito e catarro persistente.
Além disso, o consumo de leite materno afasta doenças como asma, rinite alérgica, sinusite e bronquite asmática. Assim, você e o seu bebê podem respirar aliviados.
Previne doenças a longo prazo
Os benefícios da amamentação não ficam apenas na infância. O leite materno tem o poder de prevenir doenças que poderiam surgir a longo prazo, como diabetes, obesidade, hipertensão e síndrome metabólica.
Os leites artificiais possuem maior quantidade de sódio, magnésio e potássio, o que pode vir a sobrecarregar o organismo da criança e favorecer o surgimento dessas doenças.
Além disso, o uso da mamadeira elimina a primeira parte do sistema de digestão, que é a passagem do alimento pela boca. Por esse motivo, a criança que alimenta-se exclusivamente com a mamadeira durante os primeiros meses de vida registra esse hábito na memória, o que pode comprometer o seu entendimento de saciedade.
Ajuda no desenvolvimento do cérebro
Um estudo publicado na revista científica The Journal of Pediatrics mostrou que a alimentação está diretamente relacionada ao desenvolvimento cognitivo dos bebês, principalmente dos prematuros.
Crianças amamentadas durante os seis primeiros meses de vida apresentam melhor desempenho no raciocínio e no vocabulário, além de desenvolverem melhor a função motora. Isso se deve à gordura presente no leite da mãe, que é rica em ácidos graxos poli-insaturados, que são responsáveis pela formação de neurônios.
Quais são os benefícios da amamentação para a mãe?
Não são apenas os bebês que se beneficiam com a amamentação. O ato também proporciona mais saúde e bem-estar para a mulher. Confira uma lista com os benefícios da amamentação para a mãe.
-
Auxilia o organismo no processo de desprendimento da placenta. Com isso, o útero volta ao tamanho normal mais rapidamente e os riscos da mãe sofrer com sangramento excessivo e anemia caem consideravelmente;
-
Amamentar diminui os riscos da mulher desenvolver câncer de mama e de ovário;
-
Diminui também os riscos da mulher desenvolver diabetes e doenças cardíacas após a gravidez;
-
O hábito de amamentar aproxima a mãe e o filho, estreitando os laços e proporcionando um momento de prazer e bem-estar para os dois;
-
Amamentar pode consumir até 800 calorias por dia, ou seja, ajuda a mulher a emagrecer.
Qual é a importância da amamentação após os 6 meses do bebê?
A partir dos 6 meses de idade, outros alimentos são introduzidos na alimentação da criança. Ainda assim, o leite materno pode continuar fazendo o seu importante papel na manutenção da saúde e bem-estar da criança: oferecer nutrientes, vitaminas, energia e anticorpos, além de proporcionar momentos únicos de interação entre mãe e filho.
A amamentação é bastante importante nessa fase, pois a criança começa a engatinhar, segurar objetos, levá-los à boca e passear mais. Assim, fica cada vez mais expostas aos riscos de infecções. Nesse ponto, o leite materno dá uma proteção extra.
Agora que você já conhece a importância da amamentação, prepare-se para esse momento lindo e aproveite cada segundo ao lado do seu bebê. Você conhece alguma técnica ou dica para o momento de amamentar? Deixe sua resposta na área de comentários!