Conheça vantagens e desvantagens do uso da chupeta!

Uma das coisas que recém-nascidos mais precisam para se adaptar ao mundo é de um ambiente tranquilo. Imagine a seguinte cena: um bebê chora desesperadamente no meio da noite. O pai e a mãe ficam desnorteados, tentando adivinhar o que ele está sentindo. Muitas vezes, a solução mais rápida é dar a chupeta para o bebê. Mas seria a ideal?

Substituindo os dedos pela chupeta

Desde quando estão na barriga da mãe, os bebês já têm o costume de chupar os dedos. Faz parte da sua evolução; é algo que os prepara para sugar o leite materno.

Bebês gostam de ficar no seio da mãe muitas vezes não por fome, mas pelo conforto e pela sensação de segurança, sentimento semelhante ao oferecido pelo ato de chupar os dedos. O problema é que, então, eles passam a usar o dedo o tempo todo: quando estão cansados, com fome, com sono, assustados ou até entediados.

Geralmente esse é um hábito muito difícil de perder. Além disso, deforma bastante a arcada dentária da criança. A chupeta, nesse caso, é uma opção mais adequada.

Bicos de látex vêm sendo substituídos por materiais mais seguros, como o silicone. Embora o látex seja mais macio, sua durabilidade é menor, e o silicone é mais fácil de ser esterilizado. Neste post iremos falar sobre os benefícios e os males causados pela chupeta, e então você poderá escolher com mais segurança entre oferecer ou não esse objeto para o seu filho.

Benefícios da chupeta

Acalma o bebê

O movimento de sugar relaxa e ajuda a dormir, principalmente depois da amamentação no seio ou na mamadeira. Por consequência, os pais também se acalmam e dormem melhor.

Alivia as cólicas

Quando o bebê está com muitas dores, a sucção ajuda a regularizar os batimentos do coração. Com isso, também o faz retomar a calma.

Reduz o risco de morte súbita

Essa é uma síndrome que afeta muitos recém-nascidos. Com a chupeta, o sono do bebê é mais leve do que sem ela. Dessa forma, ele acorda mais facilmente caso aconteça algo durante o sono. Além disso, o ritmo da sucção o ajuda a manter o controle das vias aéreas.

Distrai o bebê

A chupeta ajuda o bebê a se esquecer da fome momentaneamente, enquanto você se prepara para alimentá-lo. Uma boa ideia é distrair seu bebê com a chupeta em situações que normalmente deixam as crianças nervosas. Estamos falando de exames de sangue, vacinações e consultas pediátricas.

Ajuda o bebê que tem dificuldade de sugar

Se ele não mama na mamadeira ou no seio, a chupeta funciona como uma espécie de treino.

Malefícios da chupeta

Deforma a arcada dentária

As deformações mais comuns são mandíbula desalinhada e dentes “para frente”. A má formação dos dentes faz com que a criança precise usar aparelho futuramente. Chupetas ortodônticas possuem o bico em um formato que não prejudica tanto a formação da arcada dentária, porém, não é qualquer criança que aceita esse tipo de bico.

Pode causar otite

Esse é o nome da dor de ouvido que crianças pequenas podem sentir, que é causada por uma infecção no ouvido médio. Dependendo do caso, essa infecção pode chegar até a garganta do bebê. Para evitá-la, restrinja o uso da chupeta à hora do sono.

Pode causar outras infecções

Lembre-se que recém-nascidos têm um organismo muito vulnerável. As infecções podem causar diarreia, vômito, febre e cólicas. Por isso é importante esterilizar a chupeta diariamente, e sempre carregar uma chupeta reserva em um recipiente protegido (que também deve estar esterilizado). No meio dos embaraços do dia a dia, nunca se sabe quando o bebê aproveita um descuido da mãe para jogar a chupeta no chão ou a deixa cair sem querer.

Atrasa o desenvolvimento da fala

O ser  humano emite suas  primeiras palavras ao fazer sons intuitivamente com a boca. Dessa forma, a chupeta pode inclusive inibir a fala em crianças que já conversam, afinal de contas, é difícil falar com a boca cheia.

Além disso, o uso da chupeta pode fazer com que a criança tenha dificuldade de pronunciar certos fonemas. Por isso, é importante usar a chupeta somente na hora de dormir.

O bebê pode não querer mais mamar no seio

Seio, mamadeira, chupeta. O uso dos diferentes bicos pode deixar o bebê confuso. Por causa disso, muitos acabam desmamando antes da hora. O ideal é apresentar a chupeta ao bebê somente depois que ele tenha adquirido totalmente o hábito de mamar na mãe.

Desestimula a produção de leite

É justamente a sucção um dos principais elementos de estímulo da produção de prolactina. Se o bebê substituir o seio pela chupeta ou mamadeira, a mãe pode parar de produzir leite antes dos seis meses recomendados.

Causa dependência

Não coloque a chupeta no bebê sem ele precisar; espere até que ele peça. Evite acessórios como correntinhas que prendem a chupeta à roupa, pois com a chupeta ali o tempo todo, ele pode acabar desenvolvendo um vício pelo objeto.

Pode causar cárie

Isso ocorre apenas por causa de um mau hábito que muitos pais têm, que é o de passar açúcar na chupeta para acalmar o bebê. Jamais faça isso, pois pode prejudicar a saúde bucal dos pequenos.

Dando adeus à chupeta

O costume de chupar chupeta deve ser limitado quando a criança faz um ano. É por volta dessa época que os primeiros dentes começam a nascer. Com dois anos, seu uso deve ser abandonado completamente. Aproveite que a criança passou da fase oral e suas atenções estão voltadas para os outros sentidos.

Além de observar o processo de abandono do objeto em casa, é bom sempre contar com o acompanhamento de um pediatra. Pergunte a opinião dele e ouça suas recomendações.

Sabe-se que muitas crianças têm dificuldade de se desfazer da chupeta. Nesse caso, o ideal é que você vá diminuindo gradativamente o tempo de uso, tudo acompanhado de muita conversa com a criança.

Conforme você deve ter imaginado, essa normalmente não é uma tarefa fácil. Por isso é possível que os pais utilizem algumas estratégias: por exemplo, crianças adoram se sentir crescidas. Sabendo disso, lembre-as sempre de que crianças grandes não usam chupeta.

Para finalizar, lembre-se de duas dicas primordiais: observe se a chupeta está ficando desgastada, furada ou grudenta. Caso esteja, é hora de trocá-la. Além disso, acalme-se: não há risco de o bebê engolir a chupeta. As indústrias já projetam esses objetos em um formato que torna isso impossível.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Ficou com mais alguma dúvida com relação ao uso da chupeta? Deixe-a nos comentários!

0 Comentários

  1. muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"