Roupas para bebê: 5 dicas para agasalhar seu filho no frio

A mudança de temperatura costuma trazer às mães muitas dúvidas quanto ao modo de agasalhar seus filhos e quais roupas para bebê usar, principalmente se ele estiver dentro dos seis primeiros meses de vida, período no qual os cuidados com roupas para bebê precisam ser especiais.

É importante que os pais observem se existe irritação na criança, o que pode indicar que o agasalho está em excesso, causando calor. A região do peito e das costas, quando está gelada, indica que o bebê está sentindo frio e que será necessário mais roupas para bebê.

Claro que toda mãe deseja ver seu pequeno lindo nos dias de baixa temperatura, porém, isso precisa ser feito de modo saudável, entendendo as necessidades da criança. Confira agora 5 dicas para agasalhar corretamente seu bebê no frio:

1. Roupas para bebê: Vista-o em camadas 

Geralmente, ouvimos dizer que os bebês sentem muito mais frio que nós, adultos. Porém, isso não é verdade. Essa ideia errada gera uma preocupação exagerada, que resulta em um excesso na hora de agasalhar as crianças.

O ideal é sempre vestir o bebê com uma camada a mais de roupa, em vez de optar por peças pesadas. Sempre tenha como parâmetro o que nós, adultos, estamos usando.

Por exemplo, se usamos uma camiseta de manga curta, no bebê usaremos manga longa, preferencialmente macacões. Se usamos uma manga longa, opte por colocar na criança um casaquinho.

A pele dos mais novos ainda é muito frágil e precisa respirar. O uso de camadas na hora de agasalhar e escolher as roupas para bebê é importante também para que haja alternativa caso o bebê sinta calor. No caso, bastará retirar uma das peças.

É muito importante para os pais saber identificar quando os agasalhos estão em excesso. Um teste básico é observar se há umidade nas roupas, o que pode ser um sinal de suor. Em caso positivo, é hora de retirar alguma camada de roupa do bebê.

O mesmo pode ser feito caso a temperatura diminua. Leve um casaco ou outra peça para vestir o bebê caso perceba que ele esteja sentindo frio, checando peito e costas, conforme explicamos.

2. Opte pelas roupas para bebê feitas de algodão 

Comum nas crianças, as alergias podem surgir também nos períodos mais frios, pois as roupas para bebê usadas nessa época do ano são mais coladas à pele. Os tecidos mais pesados também podem causar problemas.

É necessário prestar muita atenção quanto ao material das roupinhas. Peças leves e fabricadas com 100% algodão evitam qualquer tipo de reação alérgica. É comum vestir os bebês com roupas de lã nos dias mais frios, porém, isso não é recomendado.

Outros materiais sintéticos também podem surgir com funções térmicas, prometendo manter a temperatura corporal da criança, entretanto, esses tecidos podem ser prejudiciais à pele ainda muito fininha do bebê, causando irritações e brotoejas.

Essas reações alérgicas aparecem quando, naturalmente, o corpo do bebê esquenta por causa dos agasalhos. Sendo assim, além de usar algodão, é importante que os pais saibam identificar quando a criança sente calor.

Para isso, é necessário checar outros sinais além da irritação natural causada pelo aumento da temperatura, como, por exemplo, verificar se o cabelo da criança está molhado na região da nuca. Se sim, é sinal de que ela está sentindo calor.

3. Agasalhe as extremidades do bebê 

É comum perceber que as mãozinhas e os pezinhos do bebê estão frios, por causa do aquecimento natural do seu organismo, que prioriza costas e peitos, as regiões mais centrais. Por isso, é interessante manter um cuidado especial com essas áreas e com as roupas para bebê escolhidas.

As luvas e as meias ou sapatinhos ajudam os bebês a manter quentinhas essas regiões onde eles retêm menos o calor. As luvas, por exemplo, além de aquecer, evitam que os pequenos se arranhem durante o sono, algo muito comum.

A cabeça também merece uma atenção especial. Trata-se de uma área que ocupa uma boa parte do corpo dos pequenos e, sendo assim, esfria mais rapidamente. Sendo assim, sempre opte pelo uso das toucas e bonés. Além de serem muito bonitos, eles têm grande importância.

Caso a criança já esteja andando, adote o uso de meias antiderrapantes. Elas garantirão maior estabilidade aos passos de seu filho, principalmente dentro de casa, onde os pisos costumam ser mais escorregadios.

4. Considere sempre os macacões 

O macacão é uma peça coringa quando se pensa em roupas para bebês, principalmente nos dias mais frios. Isso porque eles cobrem todo o corpo da criança de maneira uniforme.

Suas variações, de manga curta ou longa, e calça ou bermuda, fazem da peça ainda mais importante e adaptável ao clima, levando em conta o método de camadas que explicamos anteriormente.

Para os dias mais frios, certamente o de mangas longas e com calças é o mais apropriado. Nesses casos, lembre-se de que, se você estiver de mangas longas, o ideal é colocar um casaco por cima do macacão do bebê.

Você provavelmente está pensando que essas variações de temperatura vão te obrigar a levar peças de roupa extras e, para facilitar, vai precisar de uma bolsa, certo? Esse guia é bem completo e vai te ajudar nessa escolha.

5. Busque funcionalidade nas roupas para bebê​

Essa dica serve como um bônus: sempre que possível, busque roupas para bebê que possuam algum acessório embutido que fuja do comum. Geralmente, são as roupas de frio que possuem esses adereços que facilitam a vida de pais e bebês.

Por exemplo, os pezinhos sempre merecem atenção especial! Alguns macacões possuem uma extensão que funcionam como meias, ótimos para os dias mais frios, como este modelo aqui.

O mesmo acontece para as mãos: usando o mesmo sistema, em algumas peças, é possível desdobrar a manga para que ela cubra a mão do bebê.

Os modelinhos que já vem com capuz também podem ajudar muito como acessório caso seu bebê não possua gorro ou você tenha o esquecido em casa. Use-o também para proteger a cabeça do bebê do frio, e não só da chuva.

Então lembre-se: nos dias frios, as roupas para bebê precisam ser, além de lindas, funcionais e usadas de maneira adequada! Gostou das dicas? Compartilhe esta postagem em suas redes sociais para que mais papais e mamães possam aproveitar essas informações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"