Entenda os 3 principais tipos de partos

Uma das maiores dúvidas das futuras mamães diz respeito aos tipos de partos existentes, e qual é o mais indicado a cada pessoa. Mesmo com todas as possibilidades, uma coisa é certa: a escolha ideal é aquela que considera os riscos para a mãe e para o bebê, utilizando o método mais seguro para aquele caso específico.

É preciso entender que, ainda que você tenha planejado a forma de nascimento do seu bebê, nem sempre o procedimento pode ser realizado dessa maneira — sobretudo quando existem complicações entre todos os tipos de partos.

Por isso, o ideal é conversar bastante com o seu médico, tirando todas as dúvidas e avaliando bem o contexto do parto para tomar uma decisão consciente.

De toda forma, a boa notícia é que a tecnologia e os avanços da medicina, das técnicas e dos diferentes tipos de partos fazem desse momento uma experiência cada vez mais segura para as mães e futuros filhos!

E, pensando justamente em te ajudar a conhecer um pouco maia sobre o assunto, preparamos este artigo sobre os principais métodos de nascimento e tipos de parto para que você possa pensar a respeito, tirar algumas dúvidas e ficar mais tranquila! Então, acompanhe:

1. Parto normal

Esse é um dos tipos de partos que é indicado para casos em que não houve complicações durante a gestação. O nascimento do bebê acontece através do canal de parto, localizado na vagina da mamãe, entre as semanas 38 e 41 da gravidez.

Entre os benefícios do parto normal, podemos destacar os seguintes:

  • menor tempo de internação hospitalar;
  • recuperação imediata, após os efeitos da anestesia;
  • baixo risco de infecções hospitalares;
  • menor índice de complicações respiratórias para o bebê;
  • contato da mãe com o filho logo após o nascimento.

O sinal de que o bebê está chegando, nesses casos, é dado pelas contrações sentidas pela mãe, sobretudo quando acontecem a cada cinco minutos. Além disso, deve-se esperar até que o colo do útero tenha dilatado em, aproximadamente, 10 centímetros.

Nessa hora, o útero começa a empurrar o bebê para fora e a mãe deve ajudar nesse processo, fazendo força até a cabeça aparecer.

A maior desvantagem do parto normal é que quem dita a hora do nascimento é o próprio corpo da mãe. Sendo assim, não há um controle total sobre o procedimento, e é preciso esperar que o corpo responda aos seus estímulos naturais.

Podem ser feitas intervenções, se necessário, tais como o uso de hormônios que promovem o trabalho de parto (ocitocina), a anestesia e o corte do períneo para facilitar a saída do neném (episiotomia).

2. Cesárea

O número de cesáreas tem aumentado nos últimos tempos, mas nem sempre isso decorre de a situação exigir, de fato, a realização e escolha do procedimento dentre tantos tipos de partos. De modo geral, a cirurgia só é indicada em resposta a complicações não previstas em um parto normal ou em decorrência de problemas de saúde da gestante.

Quando esse método é escolhido, o nascimento acontece por meio de uma incisão cirúrgica no abdômen e no útero da mãe. Todo o processo é feito com o auxílio de anestesia geral, é claro, ou da cintura para baixo, conforme cada caso.

Como qualquer procedimento, há vantagens e desvantagens de seguir o parto com esse método. A principal vantagem é a de ser uma alternativa para mulheres que enfrentaram uma gravidez mais complicada e não podem optar por dar à luz com outro tipo de parto.

Como desvantagens, podem ser destacados:

  • recuperação mais lenta da mãe;
  • necessidade de cuidados especiais para que a cicatrização aconteça sem maiores problemas.

3. Entre os tipos de partos está também o Parto humanizado

O parto humanizado é uma forma de dar a luz ao bebê de modo mais natural dentre todos os tipos de parto, reduzindo ao máximo as interferências externas. Isso proporciona à mulher uma experiência mais rica, completa e em sintonia com as suas vontades.

A proposta desse tipo de método é colocar a gestante como protagonista do processo, atendendo às suas necessidades na medida em que elas se manifestam. Assim, é possível que ela escolha os detalhes da evolução do parto, as pessoas que estarão presentes, entre outras coisas.

Mesmo com toda essa liberdade, é necessário que haja uma equipe médica acompanhando todo o processo, para o caso de uma eventual emergência. Trata-se de uma forma de garantir a segurança da grávida e do próprio bebê.

Entre as decisões que cabem à mãe, podem ser citadas:

  • se haverá, ou não, acompanhamento de uma doula (assistente de parto com foco no bem-estar da mulher);
  • o local do nascimento: se no hospital ou em casa;
  • uso de anestesia, ou não;
  • a posição mais confortável para dar à luz;
  • uso de água, como em uma banheira ou no chuveiro.

Entre suas principais contraindicações, destacam-se a presença de condições como hipertensão, diabetes, posição do bebê (sentado) ou complicações durante a gestação. Por conta disso, sempre que necessário, a equipe deve interromper o procedimento e recorrer a outro método que reduza possíveis riscos.

Há também uma série de outras vantagens decorrentes do parto humanizado:

  • a mãe tem a liberdade para fazer outras coisas, além de ficar apenas deitada;
  • há menos riscos de patologias respiratórias;
  • a experiência é mais confortável, e centrada na mãe e no bebê;
  • recuperação rápida (mais que na cesária, ao menos) etc.

Como podemos ver, são vários os tipos de partos, e cada mulher se sentirá mais confortável com um deles. Entretanto, vale lembrar: nem sempre o que você escolhe é o ideal para o seu caso. Por isso, não se esqueça de ter a mente aberta e privilegiar a sua segurança e a do bebê.

Por fim, uma dica de ouro é se educar bastante sobre cada método e tirar as dúvidas com antecedência, conversando sempre com o seu parceiro e com o obstetra. Como o profissional acompanhou a gravidez, ele terá informações importantes sobre a sua saúde a  formação do seu bebê .

E é justamente essa abordagem completa que reduz os riscos, garantindo a escolha da melhor forma de dar à luz. Dessa forma, sua cabeça fica mais tranquila, e você se preocupa menos nesse momento tão importante da sua vida!

Enfim, gostou deste post sobre os principais tipos de partos? Então, aproveite agora para seguir a nossa página no Facebook — assim, você fica por dentro de todo nosso conteúdo e não perde nenhuma novidade!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"