7 dicas para ficar em forma após a gravidez!

Da descoberta da gravidez, passando pelos preparativos com o enxoval, cuidados com a saúde e a tão esperada chegada do bebê, muita coisa acontece com as mamães.

Por mais que a busca por tranquilidade seja uma constante, alguns fatores causam certa preocupação e até mesmo desconforto, principalmente após a chegada dos bebês. Entre essas preocupações está o desejo de ficar em forma após a gravidez.

Em média, uma mulher leva de seis meses até um ano para que o seu corpo volte ao que era antes de engravidar. Além do peso adquirido durante a gestação, a mulher sofre com hormônios, retenção de líquidos, útero distendido, entre outros problemas.

Além do cuidado com a estética e a saúde, as mães também se preocupam a respeito de como essa transformação do seu corpo afetará a saúde do seu bebê, principalmente quando ainda estão amamentando. Mas é possível recuperar a forma física com segurança após a gravidez.

Confira nossas sete dicas para ficar em forma após a gravidez:

1. Paciência e dedicação

Para as mamães que engordaram o recomendado pelo seu médico durante a gravidez, algo em torno de 12 kg, o processo de emagrecimento é um pouco mais fácil porque logo após o parto é possível perceber a perda de quase 6 kg.

Se esse não foi o seu caso, não se desespere! Com paciência e dedicação é possível ficar em forma após a gravidez.

2. Amamentação

Um dos grandes aliados na perda de peso após a gravidez é a amamentação. Além de cuidar da saúde do bebê, esse processo também auxilia na recuperação da forma física da mãe. Em média, são gastas cerca de 600 a 800 calorias por dia com a amamentação.

Outro benefício está no auxílio ao desprendimento da placenta, o que faz com que o útero volte ao seu tamanho natural mais rapidamente.

Entretanto, fique atenta: justamente por ser uma atividade que requer significativo gasto calórico, a amamentação também causa aumento de sede e fome. Por isso, deve-se ficar atenta ao que come, buscando sempre o equilíbrio.

3. Alimentação

As mamães devem ter em mente que o cuidado com a alimentação não é apenas para recuperar a sua forma, mas está diretamente ligado à sua saúde e à do bebê.

Por isso, são desaconselháveis a adoção de dietas restritivas e o consumo de alimentos industrializados e cheios de gordura, açúcar e/ou sal. O ideal é procurar o auxílio de um profissional de nutrição e optar por alimentos saudáveis e naturais.

Dê preferência à ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Esses alimentos contribuem diretamente para a regulação do intestino, além de serem fonte de ferro e enriquecidos com vitaminas.

Lembre-se, também, de se alimentar a cada três horas. Isso, é claro, sem excessos.

Outra dica é fugir de recomendações para beber cerveja ou comer canjica com o intuito de aumentar a produção de leite. Esses alimentos não têm relação com a melhora na amamentação e vão apenas provocar aumento de peso e inchaço.

4. Exercícios físicos

Antes de realizar qualquer atividade, mesmo que seja uma caminhada ou exercício mais leve, converse com o seu médico. Apenas após a liberação e a orientação desse profissional é que você deve investir em exercícios para ficar em forma após a gravidez.

Mas, se estiver tudo ok, nada de ficar parada! Busque exercícios que trabalhem a postura, o alongamento e o fortalecimento dos músculos.

Existem profissionais especializados em exercícios pós-parto, e essa pode ser uma excelente opção para entrar em forma com segurança.

Outra opção são exercícios considerados mais completos, como Pilates, treinos funcionais e ioga.

Nos primeiros meses, evite atividades de impacto, como lutas e corrida. Esse tipo de exercício pode gerar incômodo nos seios, que estarão mais frágeis e pesados devido à amamentação.

O ideal é começar devagar, com exercícios mais leves e, com o passar do tempo, aumentar o ritmo.

5. Tratamentos estéticos

Tratamentos como massagens redutoras e drenagem linfática são grandes aliados na recuperação da forma física das mamães.

O uso de cremes e colágeno também pode auxiliar nesse processo de emagrecimento e recuperação da forma física. Essas terapias e produtos auxiliam na diminuição do inchaço e na redução de gorduras localizadas.

Contudo, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é importante consultar o seu médico. Alguns tratamentos podem ser bastante invasivos. Como o corpo ainda está em recuperação e frágil, é preciso muito cuidado e prudência.

6. Respeito ao seu corpo

Não tenha pressa! É possível recuperar a forma física com saúde e sem riscos.

Após o parto, o corpo da mulher leva, em média, 40 dias para se recuperar. Nesse período é preciso cuidado redobrado com a alimentação e até mesmo com movimentos mais bruscos.

Quando falamos sobre ficar em forma após a gravidez é preciso também levar em conta como era o corpo antes de engravidar e quais foram os cuidados tomados durante a gestação.

Outro ponto a ser observado cuidadosamente é referente ao tipo de parto. Mulheres que passam por cesárea precisam esperar mais tempo que as mulheres que passam por parto normal para retomar as atividades físicas. Tudo isso sempre de acordo com a recomendação médica.

Em ambos os casos, o corpo está mais vulnerável, por isso é preciso cuidado para evitar lesões.

7. Autoestima

Lembre-se sempre de que cuidar de você é mais importante do que ficar em forma após a gravidez: vá com calma e não se cobre tanto.

O corpo não vai voltar a ser o que era de um dia para o outro. Enquanto isso não acontece, dê atenção a outras coisas que possam ajudar você a se sentir mais bonita: cuide do cabelo, invista em roupas que caiam bem e faça coisas que a deixem feliz. Dê atenção aos seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos.

E mais: não se compare às outras mães! Cada pessoa tem um tempo e um ritmo diferente. Ame-se e curta muito esse momento especial.

Gostou de nossas dicas? Então compartilhe nossa postagem nas redes sociais para ajudar outras mamães que desejam ficar em forma após a gravidez!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"