9 atitudes dos pais que ajudam no desenvolvimento da criança

É natural que os pais se preocupem com muitas questões ainda durante a gravidez, principalmente se for o primeiro filho. E uma das maiores preocupações normalmente está relacionada à garantia do desenvolvimento da criança de maneira saudável.

Afinal de contas, este é um dos seus principais desejos: que o filho cresça com saúde e feliz. Portanto, vale a pena buscar informações e dicas que contribuam para esse momento, o qual naturalmente envolve um pouco de insegurança e ansiedade.

Diante disso, veja algumas atitudes simples que devem ser reforçadas no dia a dia para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

1. Ser exemplo

A principal atitude que os pais devem ter é de serem bons exemplos, nunca se esquecendo de que seus filhos os têm como referências. Por isso, os pequenos tendem a observá-los diariamente em suas condutas, seja em casa, no trabalho, nas ruas etc.

A cada dia, eles crescem e podem começar a perceber que suas atitudes não condizem com as cobranças que existem dentro de casa em diversos aspectos: no compromisso com a escola, no incentivo à leitura, na honestidade com as pessoas, entre outros.

Portanto, é fundamental ter essa consciência e procurar fazer sempre o melhor, para que eles realmente se orgulhem de você. É claro que vez ou outra cometemos erros, mas manter um bom comportamento certamente reflete no desenvolvimento e na educação dos filhos.

2. Contar estórias

O fato de contar estórias com frequência para os filhos favorece o desenvolvimento da imaginação. Logo, esse momento é essencial para que eles sejam mais criativos no futuro e consigam desenvolver suas próprias narrativas.

Então, desde a primeira infância, esse hábito deve ser estimulado com a leitura de livros ou narração de estórias do próprio imaginário — sejam contos de fadas, de mistério ou de encantamento. Com o tempo, você pode dar preferência àquelas com que cada um se identifique mais.

3. Exercitar o diálogo

As relações que são baseadas no diálogo tendem a ser menos conflituosas e desgastantes. Além disso, você deve ensinar ao seu filho que é importante saber ouvir outras pessoas e dar sua opinião.

Caso contrário, há o risco de ele não se dar bem na convivência escolar, com os amigos e até futuramente no trabalho. Por isso, faz bem incentivá-lo desde cedo a dialogar para resolver suas questões.

Inclusive, conversar sempre com os bebês ajuda no desenvolvimento da fala e, mais tarde, na extensão do vocabulário infantil. Diante disso, vale a pena prestar maior atenção no bom uso da língua portuguesa para evitar maus exemplos!

4. Impor limites

Embora o coração fique apertado, às vezes, as crianças precisam ouvir não. É imprescindível estabelecer alguns limites para que saibam conviver melhor em sociedade e aprendam que nem tudo acontece como elas querem.

Por esse motivo, os pais devem ser firmes e não deixar que elas façam tudo da maneira como pensam. Isso não quer dizer que seja necessário fazer ameaças ou praticar agressões físicas e verbais — ainda que “pequenas”.

Lembre-se da importância do diálogo e determine alguns acordos, para que as crianças tenham a noção de que algumas coisas podem ser feitas e outras não.

5. Exaltar as qualidades e os acertos

Cuidar do desenvolvimento da criança não é apenas se preocupar com a parte física, mas também com a emocional. Muitos filhos acabam se tornando jovens e adultos infelizes, insatisfeitos ou até depressivos por conta de traumas na infância.

Alguns pais costumam ser muito exigentes, o que não é necessariamente um defeito. Porém, é preciso lembrar que não só as falhas devem ser cobradas e corrigidas, mas também os acertos e as qualidades devem ser exaltados — até porque isso acaba servindo de motivação para que os filhos acertem mais vezes.

Uma pessoa que cresce sem apoio emocional e sem receber elogios pode ficar eternamente com problemas de autoestima. Isso tende a influenciar e até comprometer outros aspectos da vida pessoal e profissional.

6. Dar preferência ao entretenimento educativo

É comum que pais e familiares gostem de presentear as crianças, principalmente com brinquedos e outros objetos que possam entretê-las e deixá-las mais felizes. Contudo, nessa ocasião, vale a pena dar prioridade às alternativas que sejam mais educativas.

Hoje em dia, existem diversas opções de livros, brinquedos e até aplicativos que ajudam muito no desempenho cognitivo. Além do mais, é uma forma mais interessante de os pais participarem das brincadeiras e de não deixarem que seus filhos brinquem sempre sozinhos.

Outra boa dica é entreter as crianças com passeios que acrescentem algum conteúdo para elas. Parques e praças são ótimos para correr e brincar, mas não se esqueça de que visitar museus, teatros ou bibliotecas também pode ser divertido e enriquecedor!

7. Participar da vida escolar

Um deslize bastante comum dos pais é cobrar boas notas e um bom comportamento, sem demonstrar interesse pela vida escolar da criança. Isso se deve muito à rotina corrida e cheia de compromissos em que vivem, porém, ainda assim, é preciso dar atenção.

Ainda que a criança esteja sempre acompanhada de outras pessoas, a presença e o interesse dos pais fazem a diferença para ela. Perguntar sobre o dia de aula, as maiores dificuldades, os aprendizados, ajudar nas tarefas ou participar das reuniões fazem com que ela se sinta amparada e segura.

8. Incentivar a autonomia

Os filhos crescem, e é importante que eles consigam passar por esse processo adquirindo cada vez mais autonomia. Por mais que todos à sua volta se preocupem e queiram facilitar tudo para eles, faz parte deixar que aprendam a se virar sozinhos.

É claro que existem muitos cuidados a serem tomados para evitar acidentes, mas cada época tem espaço para algumas conquistas rumo à independência. O ideal é fornecer orientações, reforçando conceitos e valores para instrui-los na resolução de questões e na realização de atividades por conta própria.

Por exemplo, você ensina diariamente o processo correto de higiene bucal até que, um dia, seus filhos conseguem fazer isso sozinhos, sem supervisão. Por isso, é saudável que eles sejam desafiados e consigam, aos poucos, superar seus limites — mesmo que tenham de lidar com algumas frustrações pelo caminho.

9. Estimular o convívio social

Por fim, o desenvolvimento social permite que a criança cresça sabendo interagir, relacionar-se e comunicar-se melhor. É claro que cada uma tem uma personalidade diferente, e algumas são mais quietas e tímidas, enquanto outras são falantes e comunicativas.

Contudo, faz parte da convivência em sociedade que as crianças saibam expressar suas ideias e seus sentimentos. Para estimular esse lado, promova atividades conjuntas com colegas da escola, vizinhos, amigos, primos etc. Assim, elas terão de dividir seus pertences, esperar pela sua vez, respeitar outras opiniões, entre outros aprendizados.

E então, você concorda com o fato de que essas atitudes auxiliam no desenvolvimento da criança? Se quiser ficar por dentro de mais dicas e informações sobre esse mundo, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"