4 cuidados essenciais para os primeiros dias de um recém-nascido

Não há mulher, que esteja em sua primeira gravidez, que não sinta aquela ansiedade de se tornar mãe, não é mesmo? Afinal, esse momento representa o início de um novo ciclo — e que, certamente, será o mais gratificante de todos!

No entanto, entre esse turbilhão de sentimentos também estão as dúvidas, sendo uma das principais os cuidados com o recém-nascido. Por isso, neste artigo, abordaremos justamente essa questão. Quer saber mais? Então continue a leitura e veja os 4 cuidados essenciais para os primeiros dias do recém-nascido!

1. Coto umbilical

O cordão umbilical — que era a ligação entre a mãe e o bebê e também o responsável por levar os nutrientes até o pequenino — é cortado logo após o nascimento. O procedimento é totalmente indolor, e o pedacinho que resta sobre a barriguinha do neném é chamado de coto.

O coto umbilical, por sua vez, vai secar e cair deixando uma pequena ferida, um processo natural que leva, normalmente, entre 5 a 15 dias. Já a cicatrização da região ocorrerá em torno de uma semana.

Durante todo esse período, contudo, é fundamental que a área esteja sempre bem higienizada, para evitar possíveis infecções. E, antes de mais nada, tenha em mente que o coto umbilical não possui terminações nervosas, portanto, não causa dor ao recém-nascido.

Para higienizar a região:

  • utilize um cotonete banhado em álcool 70%;
  • levante o coto suavemente, e limpe com cuidado a base que está inserida na barriga;
  • só pare a limpeza quando o algodão do cotonete estiver 100% limpo, sem nenhuma mancha escura;
  • certifique-se de que a região esteja totalmente seca. Use uma gaze para secá-la, caso o coto fique muito molhado.

Faça a limpeza após o banho e as trocas de fralda, pelo menos, 3 vezes ao dia. Se o bebê chorar durante os cuidados, não se preocupe: o motivo, provavelmente, é o “gelado” do álcool.

2. Banho

De fato, é natural que as mães tenham um pouco de medo na hora do banho dos recém-nascidos. Até porque eles são tão molinhos e frágeis que qualquer movimento em falso pode resultar em um problema.

Porém, a verdade é que a tarefa não tem nada de complicada; pelo contrário, é satisfatória, pois fortalece a ligação entre mãe e filho.

Durante o banho, tenha um pouco mais de atenção com os ouvidos do bebê: segure a sua cabecinha apoiada em uma de suas mãos, e use os dedos médio e polegar para impedir que a água entre nos ouvidos. Com a outra mão, você cuida do restante.

Quando na banheira, ensaboe todas as partes, principalmente as dobrinhas de pele. O banho deve ser rápido. Ao retirá-lo da água, o enrole em uma toalhinha bem macia e, então, o seque — mas sem esfregar.

Além disso, tome as precauções a seguir:

  • mantenha a temperatura da água entre 36 e 37 Cº;
  • coloque a banheira em um ambiente quentinho, que não tenha correntes de ar;
  • use uma toalha felpuda (para não arranhar a pele do bebê);
  • se for usar sabonete ou shampoo, use produtos feitos especialmente para os bebês.

3. Sono

Os hábitos de sono de um recém-nascido são adquiridos ainda no ventre da mãe. Os horários, em si, podem até ser diferentes, mas, de uma forma geral, os bebês dormem entre 16 a 18 horas por dia, acordando de 3 em 3 horas para mamar. Assim, após a amamentação e os cuidados com a higiene pessoal, eles voltam a dormir.

Também é importante saber que os primeiros 20 minutos são os mais importantes, já que os recém-nascidos — diferentemente das crianças mais grandinhas e dos adultos — não conseguem adormecer após terem sido acordados.

Passado esses 20 minutos iniciais, o bebê entra em um estado de sono mais profundo, que não é interrompido tão facilmente. Outro ponto a considerar é a questão da segurança. Vejamos, quanto a isso, os cuidados a se tomar:

  • não compartilhe a cama com o recém-nascido;
  • o bebê deve ser colocado no berço com a barriga para cima;
  • de preferência, não tampe o bebê; opte por uma roupinha mais quente;
  • se for tampar, o faça, no máximo, até a cintura;
  • não deixe nenhum tipo objeto (travesseiros, almofadas) próximo ao recém-nascido.

Grosso modo, essas dicas servem para evitar que o neném se sufoque. E isso é sério: uma simples manta (mesmo que leve) sobre seu rostinho já pode evitar que ele respire.

4. Roupas

A vestimenta do recém-nascido não chega a ser uma grande preocupação, mas ainda vale destacar o tema já que muitas mães cometem alguns erros aqui.

Entenda que os bebês não sentem muito mais frio que os adultos, por isso, enchê-los de roupa é um equívoco. Nos dias de frio, considere colocar uma camada a mais do que você usaria. Já para os dias mais quentes, opte por roupinhas leves e, quando possível, deixe o pequeno apenas de fralda.

Outra informação simples, mas bastante relevante, é o fato de que os recém-nascidos não choram por manha. Essa “proposta” é estruturada demais para um o sistema nervoso inda imaturo.

Ao chorar, na verdade, eles querem lhe dizer alguma coisa. Pode ser fome, frio, calor, dores causadas por cólicas, sono, excesso ou falta de estímulos, por exemplo.

Portanto, quando o recém-nascido chorar, fique atenta e comece a observar as características de cada tipo de choro. Com o passar do tempo você vai se acostumando, e saberá, inclusive, dizer qual é a necessidade do pequenino.

Por fim, em relação à amamentação, ofereça o peito sempre, independentemente do horário. E não se esqueça de que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até os 6 meses de vida.

Como vimos, para evitar qualquer tipo de problema em relação aos cuidados do recém-nascido, é preciso compreender suas fragilidades. No mais, aproveite o momento e se aproxime ainda mais do seu bebê!

Enfim, gostou do nosso artigo? Então aproveite para assinar agora a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"