Farmacinha em casa: saiba quais são os itens indispensáveis

Diariamente, é comum estarmos expostos a situações que nos farão precisar de cuidados médicos. De acidentes a um simples resfriado, é sempre importante que tenhamos uma farmacinha em casa para sanar ou controlar a situação, pelo menos até que possamos receber a ajuda profissional adequada.  

Felizmente, vivemos em um período em que itens de prevenção ou de primeiros socorros são bastante acessíveis nos meios urbanos, podendo ser encontrados facilmente em qualquer farmácia ou mesmo em lojas de conveniência. Sendo assim, é possível que a maioria das pessoas tenha em casa uma reserva de itens de saúde.

Pensando nisso, separamos uma lista com os medicamentos e produtos básicos indispensáveis para integrar essa reserva. Continue a leitura do post e saiba como montar sua própria farmacinha caseira!

Medicamentos

Existem alguns medicamentos fundamentais para a montagem de uma farmacinha em casa. Esses fármacos não necessitam de receita médica e, embora não devam ser ingeridos indiscriminadamente, podem ser bastante úteis para o controle de situações emergenciais. Listamos alguns deles abaixo: 

Antitérmicos

Esses medicamentos têm a função de auxiliar na redução da temperatura corporal e devem ser utilizados em situações de febre, de acordo com a orientação médica ou do farmacêutico. Entretanto, persistindo os sintomas, um médico deverá ser consultado imediatamente.

Antidiarreicos

A ocorrência de diarreias é bastante comum — sobretudo em crianças, que muitas vezes estão em contato com os microrganismos que causam essa condição. Controlar a situação é importante para evitar a desidratação do corpo e, por isso, é recomendável ter em sua farmacinha caseira um medicamento antidiarreico indicado por um médico.

Analgésicos

As dores musculares ou de cabeça são problemas extremamente comuns nos dias de hoje. Passar horas sentado e/ou exposto à luz de aparelhos eletrônicos podem ser as principais razões desses incômodos.

Além disso, é possível que algumas condições simples, como gripes ou resfriados, também possam causar dores no corpo. Para esses casos, é sempre bom que medicamentos analgésicos integrem a sua reserva caseira. 

Pomada para queimaduras

Não é rara a ocorrência de queimaduras durante os afazeres na cozinha. Por isso, ter em casa pomadas para queimaduras mais brandas pode ser bastante útil. Entretanto, em caso de ferimentos mais severos, é importante ir imediatamente a um pronto-socorro.

Curativos

Os curativos talvez possam ser considerados os principais artigos de uma farmacinha. A relevância desses itens se deve à grande frequência de acidentes caseiros, como, por exemplo, cortes com faca ou cacos de vidro ou mesmo quedas onde há perfuração da pele.

Sabendo dessa importância, listamos a seguir os itens para curativos primordiais para a farmacinha em casa: 

Gazes

As gazes são curativos maiores, que protegem o ferimento dos agentes externos e, simultaneamente, permitem que haja uma passagem moderada de ar. 

Esparadrapo

A fita de esparadrapo é extremamente importante para fechar curativos maiores com eficiência. Por isso, é sempre bom ter um rolinho guardado em casa. 

Algodão

A utilização do algodão é essencial para a limpeza de ferimentos. Dessa forma, sua presença na farmacinha caseira é mais que necessária. 

Curativos adesivos

Curativos adesivos são excelentes para cortes pequenos. Isso porque, apesar de não necessitarem de cuidados muito extensos, algumas feridas mais leves também precisam estar protegidas dos agentes externos durante o processo de cicatrização.

Tesoura

Embora esse seja um artigo bastante comum, é sempre bom ter uma tesoura limpa na reserva caseira de medicamentos. Ela é útil para cortar o esparadrapo ou eliminar algum excesso de espaço ocupado por uma gaze, por exemplo. 

Antissépticos

Os antissépticos são fármacos que evitam a proliferação de bactérias ou fungos em feridas abertas. Dessa forma, podemos dizer que sua presença numa farmacinha é tão fundamental quanto a dos curativos, uma vez ajudam a impedir infecções no local lesionado.

Saiba agora os principais antissépticos que você precisa ter em casa: 

  • álcool;
  • spray ou pomada antisséptica;
  • mercúrio;
  • iodo.

A água oxigenada foi utilizada durante muito tempo como antisséptico. Porém, hoje em dia, sabe-se que ela dificulta o processo de cicatrização e, por isso, deve ser evitada.

Cuidados essenciais com a farmacinha em casa

A presença de uma reserva de medicamentos em casa é extremamente benéfica para a prevenção ou controle de situações emergenciais. Todavia, para preservar os itens ou mesmo evitar que eles causem qualquer mal aos usuários, é importante que sejam tomados alguns cuidados.

O primeiro deles é manter a farmacinha longe do alcance de crianças. Os pequenos ainda não têm discernimento suficientemente desenvolvido para lidarem com os medicamentos, o que justifica as diversas ocorrências de ingestão indevida de fármacos por parte deles. Por isso, é recomendável acomodar os itens em locais mais altos ou que sejam muito bem trancados.

Por outro lado, vale lembrar que armazenar esses itens em lugares de difícil acesso pode ser também uma má ideia. Em certos casos, a utilização de alguns artigos deverá ser feita o mais rápido possível, o que demanda certa praticidade no momento de buscá-los. Assim, deve-se optar por um lugar mais prático para os adultos, mas que esteja inacessível para as crianças.

Ainda sobre o local, é fundamental observar as condições de incidência de luz solar, calor e umidade. Em excesso, esses fatores podem danificar os componentes da reserva, tornando-os inutilizáveis ou mesmo perigosos à saúde humana.

Outra atenção necessária corresponde à data de validade dos componentes. De fato, a grande maioria dos fármacos e curativos possui um prazo bastante extenso. No entanto, como se trata de itens que não serão usados com tanta frequência, é provável que, em um momento emergencial, alguns deles não estejam dentro da faixa de validade.

Para evitar que isso aconteça, é importante que todos os itens e medicamentos sejam avaliados periodicamente. Assim, é possível realizar sempre uma troca e manutenção desses componentes, de modo a evitar qualquer complicação futura. 

Por fim, é válido lembrar que a automedicação não é indicada pelos principais profissionais de saúde. Por isso, sempre que possível, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível. 

Como você pode perceber, ter uma farmacinha em casa é algo que, além de muito importante, deve ser feito por todos nós. Para montar a sua, não deixe de incluir os medicamentos e itens indispensáveis citados no post!

E você, gostou das dicas de hoje? Não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais para que seus amigos também possam ficar por dentro do assunto!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"